A ligação São Paulo-Campinas, com parada em Jundiaí, terá cerca de 100 km de trajeto, oferecendo um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e a cidade do interior (Foto: Divulgação/TCI/CPTM)
HUB
Governo de São Paulo estuda novas linhas ferroviárias para o Trem Intercidades
O Governo de São Paulo estuda implantar mais três projetos de trens intercidades (TIC) no Estado. Após o leilão da linha ligando São Paulo a Campinas, que acontecerá amanhã, dia 29, na B3 (a bolsa de valores paulista), a equipe do governador Tarcísio Gomes de Freitas vai analisar a viabilidade de ferrovias indo da capital até Santos, Sorocaba e São José dos Campos. Os empreendimentos foram destacados por Tarcísio em recente evento.
Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, a ideia de expandir a malha dos trens intercidades no Estado partiu do próprio governador, devido a sua “paixão” pelo modal. No caso da linha ligando a Santos, no Litoral Paulista, o desafio é ultrapassar a Serra do Mar. A solução é sair da Capital por Parelheiros (Linha 9-Esmeralda) e descer pela região Sul da Baixada Santista, passando pela cidade de Mongaguá, onde a inclinação da serra é mais suave.
Sobre os outros dois projetos, o Governo do Estado já contratou um estudo ao International Finance Corporation (do Banco Mundial) para analisar a linha até Sorocaba, especialmente a viabilidade das opções de traçados apresentadas. Uma audiência pública para discutir o empreendimento, que pode chegar a custar R$ 9,5 bilhões, deve ocorrer no próximo ano. A ideia é publicar o edital em 2025 e realizar o leilão de concessão logo depois.
Já a linha São Paulo-São José dos Campos deve ser avaliada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta é que o leilão desse TIC entre 2026 e 2027.
O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital até Campinas e irá para leilão nessa quinta-feira, deve transportar quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação. A expectativa do Governo de SP é de investimentos de R$ 13,5 bilhões.