HUB
Governo de SC busca recursos federais para serviços de dragagem no canal de Itajaí
Dragagem 1
O risco de interrupção no serviço de dragagem no canal do complexo portuário de Itajaí (SC) preocupa o Governo de Santa Catarina. Para garantir os trabalhos de manutenção da profundidade da via de navegação e de seus berços e bacias de evolução, o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, segue para Brasília hoje. Ele quer se reunir com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para debater essa questão e obter o apoio da União para financiar a continuidade do serviço.
Dragagem 2
Martins anunciou sua ida a Brasília e a preocupação com a situação do canal de navegação na noite de ontem, durante sua participação na abertura do Sul Export, fórum regional do Brasil Export que está sendo realizado em Balneário Camboriú (SC).
Dragagem 3
A dragagem do canal do Porto de Itajaí, que também é utilizado pelo Terminal de Uso Privado da Portonave, em Navegantes (na outra margem do canal), é mantida pela autoridade portuária, controlada pela Prefeitura de Itajaí. Ocorre que a administração portuária, que tem amargado uma forte redução de suas operações, com a perda da movimentação de contêineres há dois anos, enfrenta dificuldades para manter esse serviço.
Dragagem 4
Em Brasília, o Ministério estuda como auxiliar o complexo marítimo de Itajaí. A solução deve vir a partir da transferência de recursos de projetos do setor que ainda não devem ser implantados neste ano.