O secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos, André Isper, declarou que o Governo Estadual ainda não tem um modelo definitivo de projeto a ser executadoCrédito: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Região Sudeste
Governo de SP ainda estuda projeto para nova rodovia Planalto-Santos
Representante de secretaria estadual falou sobre o assunto durante lançamento de Frente Parlamentar em Guarujá
O secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), André Isper, esteve presente nesta sexta-feira, dia 18, no lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá, realizado no Casa Grande Hotel, em Guarujá (SP). Ele, que representou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou sobre planos da pasta e do próprio Governo Estadual a respeito de uma nova ligação rodoviária Planalto-Planície, importante demanda para o Porto de Santos e a logística de São Paulo.
Ao BE News, Isper declarou que o Executivo paulista ainda não tem um modelo definitivo de projeto a ser executado.
“Há o conceito do projeto. Estamos estudando alternativas ainda para a implementação. A gente sabe da importância dessa nova pista de descida, é algo desafiador, mas a secretaria, sob orientação do governador Tarcísio, está de fato na fase de estudos de como fazer. No momento, não caminhamos para um modelo definitivo ainda”, declarou.
Questionado se o Estado possui um projeto preferencial, Isper procurou desconversar, dizendo que “os estudos continuam e em um momento oportuno vamos divulgar para conhecimento e acompanhamento da população e do mercado geral”.
Entre as opções apresentadas e discutidas para uma nova ligação está a chamada Estrada da Zona Leste, um novo corredor que ligará o Rodoanel Leste até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, com destino final à margem esquerda do Porto de Santos, no município de Guarujá. Projeto esse, que é defendido pelo prefeito de Suzano Rodrigo Ashiushi (PL), pois estaria incluso uma alça de acesso do Rodoanel que atravessaria o município da Grande São Paulo.
A outra opção seria uma terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, integrando ao Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), trecho da concessionária Ecovias.
Na solenidade da apresentação da Frente Parlamentar Mista, o secretário executivo da SPI fez uma rápida apresentação sobre o projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, incluindo vídeos de como será feita a obra e seu resultado final depois de concluída. O Governo do Estado estrutura o projeto a ser licitado, mas também deverá entrar com aporte na viabilização da obra.
Via Anchieta
A única via de acesso para a chegada de caminhões ao Porto de Santos é a via Anchieta, a mais antiga do SAI, que está chegando ao seu limite
Conforme números apresentados pela concessionária EcoRodovias, e também pelo Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), pelo menos até 12 mil caminhões descem pela via Anchieta por dia, com o número podendo ser diretamente afetado em razões de intercorrência na rodovia, principalmente no que diz respeito ao seu trecho de serra.
Em junho, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que iria pleitear junto ao Governo de São Paulo a implementação de uma terceira pista ligando o Planalto ao complexo portuário.
Segundo ele, relatórios apontam que até 2030 pode haver um colapso no modal rodoviário da região, sobrecarregando ainda mais a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, muito utilizada por caminhões que se dirigem ao Porto e trafegam entre Santos, Guarujá e Cubatão.