Entre as áreas discutidas entre os governos de SP e dos Países Baixos se destacaram tecnologia e inovação, desenvolvimento portuário, agricultura, infraestrutura e logísticaFotos: Divulgação/Governo de São Paulo
Região Sudeste
Governo de SP discute desenvolvimento portuário e infraestrutura com os Países Baixos
Governador Tarcísio de Freitas recebeu o primeiro-ministro Mark Rutte no Palácio dos Bandeirantes
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu a visita do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e de uma grande comitiva de empresários holandeses na última segunda-feira (8). Em dois encontros, ambos realizados no Palácio dos Bandeirantes, foram discutidos temas para fortalecer a cooperação entre o Estado e o país europeu.
Tarcísio apresentou ao primeiro-ministro o Programa de Parcerias e Investimentos de São Paulo (PPI-SP), destacando os projetos de infraestrutura, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões que vão alavancar o estado de São Paulo.
Entre as áreas discutidas visando uma cooperação forte entre os governos, se destacaram tecnologia e inovação, desenvolvimento portuário, agricultura, infraestrutura e logística.
“Temos um potencial enorme para cooperação. O estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil e temos vários campos de atuação que permitem essa colaboração. Que este seja o primeiro de muitos encontros para que possamos sempre estabelecer laços mais fortes e promover o desenvolvimento do Brasil e dos Países Baixos”, ressaltou o governador.
Dezenas de empresas holandesas já se fazem presentes no estado de São Paulo e a colaboração, troca de experiências e conhecimentos representam oportunidades para todos.
“Apenas podemos superar grandes mudanças globais se fizermos isso juntos. Particularmente em situações como a mudança climática, podemos ver oportunidades em sustentabilidade, logística e infraestrutura. O estado de São Paulo tem uma agenda muito ambiciosa e nós podemos aprender, ajudar e trabalhar juntos”, afirmou o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte.
Além de Tarcísio, participaram dos encontros o vice-governador, Felicio Ramuth, e os secretários estaduais de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.