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Via Anchieta, que faz parte do Sistema Anchieta-Imigrantes: segundo Rui Klein, vencer a Serra do Mar será um dos grandes desafios para viabilizar a construção da nova pista. Foto: Reprodução/Ecovias

Região Sudeste

Governo de SP e concessionária trabalham para finalizar 3ª pista da Imigrantes em 2030

Atualizado em: 10 de agosto de 2024 às 6:05
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

O diretor-geral de Concessões do grupo EcoRodovias, Rui Klein, afirmou que a fase de projetos e licenciamentos referentes à nova pista da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, já foram iniciadas pela concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes.

Klein participou da oitava edição do Congresso de Direito Marítimo, realizado na quinta e sexta-feira (8 e 9), em Santos (SP). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM), em Santos. Segundo o executivo, a nova ligação entre litoral e a capital paulista é um projeto superlativo com importantes desafios.

“Estamos falando em vencer a Serra do Mar, a questão ambiental e propriamente as premissas de engenharia que uma pista dessa exige. É um projeto superlativo pelo que vai entregar para o Porto de Santos em nova geração de oferta de capacidade de acesso ao porto. Estamos trabalhando intensamente”, disse.

O diretor da EcoRodovias acredita que a ideia de prazo para finalização da obra seja, no mínimo, 2030. Essa, inclusive, é uma expectativa também do Governo do Estado.

“É uma ideia de prazo. É possível? É. 2030, 2031 seria o alvo para que essa pista possa ficar pronta se tudo correr bem dentro deste cronograma”, comentou.

Entre os desafios para o desenho do traçado, Rui Klein destacou as rampas para a passagem de caminhões.

“A pista tem vocação para o porto, então as rampas precisam ser as menores possíveis. Isso implica em um traçado mais complexo, maior, para desenvolver uma extensão em rampas menores. São requisitos que a engenharia de tráfego e a capacidade de caminhões requerem para operar em uma serra desse porte”, finalizou.

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