A ferramenta funcionará como um canal entre os produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, com informações sobre consumo, regulamentações e tendências. Foto: Reprodução/Mapa
Comércio exterior
Governo divulga ferramenta para impulsionar exportações
AgroInsight reúne dados sobre consumo e regulamentações internacionais para abrir novas oportunidades de negócios
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou na quinta-feira (23) o AgroInsight, uma ferramenta criada para identificar oportunidades de negócios no mercado internacional para os produtos brasileiros. A iniciativa prevê a produção de 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, com 76 documentos mensais elaborados por adidos agrícolas no exterior.
Os relatórios serão divididos entre produtos de origem animal e vegetal, apresentando, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado. A ferramenta funcionará como um canal entre os produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, reunindo informações sobre consumo, regulamentações e tendências globais.
Além disso, o AgroInsight será integrado a outras iniciativas do Governo Federal, incluindo documentos elaborados pelo próprio Mapa, pelas embaixadas brasileiras, pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pela ApexBrasil.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que, desde 2023, já foram abertas mais de 300 novas oportunidades de negócios no setor com outros países, incentivando o crescimento dos insumos nacionais na balança comercial.
Para Fávaro, o novo instrumento “é um compilado de oportunidades na integração do Brasil com o mercado global”. Ele ressaltou que, através da ferramenta, será possível “impulsionar o setor agropecuário exportador, fomentando inovação, sustentabilidade e oportunidades para os produtores brasileiros”, completou.
As associações setoriais do agronegócio terão acesso prioritário aos relatórios inicialmente.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, afirmou que, no agronegócio, há a “necessidade de apoiarmos cada vez mais o setor produtivo com informações de qualidade para a tomada de decisões para o avanço do comércio internacional”.