A governadora Izolda Cela explicou que a ação já estava nos planos que envolvem o fortalecimento da infraestrutura do Ceará. Crédito: Divulgação/Governo do Ceará
Região Nordeste
Governo do Ceará assina decreto para implantação de aeroporto regional
Operações predominantes visam o transporte de cargas, mas há intenção de trazer também voos comerciais
A governadora do Ceará, Izolda Cela, assinou na última segunda-feira (5) um decreto para desapropriação da área que receberá a construção do novo aeroporto Regional do Vale do Jaguaribe, na cidade de Morada Nova.
As operações predominantes visam o transporte de cargas, mas há intenção de trazer também voos comerciais, segundo o governo. O novo equipamento promete contribuir com o desenvolvimento logístico do Estado.
O aeródromo será construído em uma área de aproximadamente 230 hectares, ficará localizado na CE-265, Km 64, no Distrito Pedras, em Morada Nova, e já tem a autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O projeto prevê uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros, pista de taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros com cerca de 600 metros de área construída. O padrão de medidas para a nova pista permite operações com aeronaves tipo Airbus A320, que levam até 200 passageiros, possibilitando assim um horizonte de voos nacionais para o novo aeroporto, no futuro.
A etapa seguinte à desapropriação do terreno é a confecção do projeto e, posteriormente, o encaminhamento para licitação. Não foram citados prazos para essas fases.
A escolha da localização levou em conta a proximidade com o centro da cidade e o acesso às principais rodovias da região, além de ser uma área pouco povoada, predominantemente plana e com baixos impactos ambientais, apontou o governo.
“É uma região que tem um força produtiva muito importante, seja na área do agronegócio ou de indústria, que tem um potencial de crescimento ainda muito grande. Com certeza, este equipamento irá fortalecer o escoamento de produtos e facilitar a chegada de pessoas nessa região bonita e produtiva do Ceará”, disse Izolda.
Durante o evento para assinatura do documento, a governadora explicou que a ação já estava nos planos que envolvem o fortalecimento da infraestrutura do Ceará. “Hoje estamos aqui para fazer essa partida de uma ação que já estava no planejamento, que vem sendo trabalhada desde as ações relacionadas à melhoria de rodovias, que passa pela melhoria permanente do nosso Porto do Pecém, e também os aeroportos, que é o caso aqui em Morada Nova”, disse Izolda.
O secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, afirmou que o equipamento deve estimular o turismo e atrair investimentos para a região.
“Nosso objetivo é buscar suporte logístico para o fluxo de cargas e estimular o turismo de negócios e religioso que podem ser explorados com os voos para essa região, além de fomentar importantes obras de infraestrutura que podem ser grandes atrativos de captação para novos investimentos”, ressaltou.
Gomes destacou a característica “muito forte” de carga para o novo aeroporto. “Quando tiver carga, com certeza, essa pista estará capacitada para receber aeronaves de médio porte, que para a gente é grande, com todos os equipamentos de segurança que vão garantir que esse aeroporto seja homologado o mais rápido possível depois da conclusão. Vamos colocar a região em um outro patamar de desenvolvimento”.
Vale do Jaguaribe
A Região do Vale do Jaguaribe compreende 15 municípios: Russas, Jaguaruana, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Jaguaretama, Alto Santo, Pereiro, Iracema, Jaguaribara, São João do Jaguaribe, Ererê e Potiretama.
A macrorregião destaca-se na produção de frutas, com a presença de empresas especializadas neste tipo de produção, voltadas para a exportação, e por ser a principal bacia leiteira do Ceará, participando com 3,51% no PIB estadual de 2019 – dado mais recente do IBGE.
Os três principais municípios da região – Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte – contabilizam cerca de 196 mil habitantes.