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Participando de forma remota do Centro-Oeste Export, Gabriela Costa disse que a Secretaria de Portos trabalha no desenvolvimento de hidrovias com foco em todo o paísCrédito: Divulgação/Brasil Export

Região Centro-Oeste

Governo e Antaq atuam juntos para uma diretriz de concessões das hidrovias

Atualizado em: 9 de agosto de 2023 às 10:46
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários falou sobre o assunto no Centro-Oeste Export

A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Gabriela Costa, afirmou que a pasta trabalha em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para uma política de concessões das hidrovias do Brasil. Ela falou sobre o assunto durante sua apresentação nesta terça-feira (8), que abriu os trabalhos do segundo dia do Centro-Oeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado no Centro de Convenções de Sorriso (MT).

A executiva, que participou de forma remota, afirmou que o Governo Federal trabalha no momento com a diretriz voltada para a concessão das hidrovias. Segundo ela, a pasta tem atuado de forma conjunta com a agência.

“A Antaq hoje tem uma carteira que se debruça para estudar a possibilidade da concessão de algumas hidrovias, além de avaliar quais as prioridades dentro dessa carteira de concessão, com base nesses dados, principalmente no potencial que ainda se tem nas vias anteriores. A secretaria impulsiona cada vez mais o assunto do transporte aquaviário na sua pasta, porque são dados que mostram a força da navegação interior, e os benefícios que ela pode trazer, principalmente para a parte agrícola, do escoamento da safra de forma mais segura, mais barata e mais sustentável”, analisou.

Na sua apresentação, Gabriela disse que a SNPTA trabalha no desenvolvimento de hidrovias, não somente visando o Centro-Oeste, mas o Brasil como um todo. Segundo ela, os investimentos vão ajudar o escoamento da produção agrícola a um menor custo.

“Um relatório da Hidrovias do Brasil, de 2021, aponta que cada comboio com cerca de 25 barcaças para transporte de carga carrega o equivalente a 1.200 caminhões. Trazer cargas para o transporte aquaviário equilibra o transporte de cargas no país em outros modais, reduzindo o custo de operação, redução de mais ou menos 50% quando se compara hidrovias. Além de tudo isso, é um modal com menor emissão de poluentes”, comentou.

O Centro-Oeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

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