quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A reunião aconteceu no Porto do Itaqui, onde o governador Carlos Brandão apresentou a estrutura do complexo portuário ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Foto Secom MA

Região Nordeste

Governo e Petrobras debatem movimentação de petróleo via Itaqui

15 de março de 2024 às 14:57
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Reunião aconteceu na quinta-feira (14), no Porto do Itaqui, onde o governador Carlos Brandão apresentou a estrutura do complexo ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O Governo do Maranhão e a Petrobras debateram as potencialidades do Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, para a movimentação de petróleo e derivados na região. A reunião aconteceu na quinta-feira (14), no terminal portuário, onde o governador Carlos Brandão apresentou a estrutura do complexo portuário ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Estiveram presentes também o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Gilberto Lins, e do presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec.

Com uma movimentação entre 400 mil e 500 mil metros cúbicos de petróleo e derivados via Porto do Itaqui, a intenção da reunião foi analisar maneiras de potencializar a movimentação de petróleo e resultados na região.

“Aproveitamos a visita do presidente da Petrobras pelo Maranhão para apresentar as potencialidades do Porto do Itaqui”, disse Brandão. Nesta sexta-feira (15), Prates participa do Fórum de Transição Justa e Segurança Energética, realizado no Maranhão.

Jean ressaltou que as operações realizadas pela Petrobras no Porto do Itaqui são “praticamente uma refinaria virtual, porque por aqui é importada a maior parte do déficit que precisamos ainda completar de diesel e de outros combustíveis para o Brasil”.

Ele também reforçou a necessidade de estreitar a parceria com o Porto de Itaqui, lembrando do potencial de extração da margem equatorial, onde os estados do Maranhão, Ceará e Piauí, no Nordeste e Rio Grande do Norte estão inseridos.

“Por isso, precisamos estar juntos discutindo toda a potencialidade da margem equatorial, não só em petróleo, gás e energia, mas também nas fontes renováveis, com sustentabilidade e responsabilidade”, afirmou Jean Paul Prates.

O governador Carlos Brandão ressaltou que a Petrobras é uma das principais parceiras comerciais do Porto do Itaqui, por isso a importância de estreitar a parceria.

Compartilhe:
TAGS