Ministro Marcelo Sampaio visita local das obras de duplicação da BR-304/RN. (Fonte: Ministério da Infraestrutura/Divulgação)
Região Nordeste
Governo entrega primeira etapa da duplicação da BR-304 no Rio Grande do Norte
Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou importância da obra de renovação da chamada Reta Tabajara
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participou, nessa sexta-feira (29), da entrega do primeiro trecho duplicado da Reta Tabajara, entroncamento da rodovia com a BR-226 no Rio Grande do Norte. A obra é mais uma etapa das melhorias previstas para a BR-304/RN.
O empreendimento é uma das principais obras de mobilidade urbana no estado, devendo beneficiar diretamente 1,5 milhão de habitantes na capital estadual e nos municípios de Macaíba, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
De acordo com Sampaio, a obra é fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do estado. “Essa obra representa mais segurança e comodidade aos usuários. É o esforço de toda a comunidade; de brasileiros e para brasileiros, todos empenhados em entregar um bem coletivo e prover infraestrutura de qualidade para trazer prosperidade a essa região”, disse.
Segundo dados do Governo, com a liberação do novo trecho duplicado da rodovia, o fluxo diário de 50 mil veículos que trafegam pelo local será facilitado, o que contribuirá com a redução de acidentes. Além disso, a obra garante melhor acesso ao complexo aeroportuário de São Gonçalo do Amarante e contribui para a distribuição de cargas pelo estado
Duas etapas
Em toda a obra. o Governo deverá investir R$ 421,4 milhões em duas etapas. A primeira consiste na duplicação de 16,8 quilômetros e restauração da pista existente, com implantação de nove obras de artes especiais (OAEs), incluindo pontes e viadutos. A segunda fase é a implantação de 19 quilômetros de vias marginais, com mais cinco OAEs.
Até o início de 2021, quatro novos viadutos estavam construídos e duas pontes sobre o Rio Jundiaí, restauradas. Também houve a execução de serviços de terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes e base de concreto compactado. Segundo o ministro Marcelo Sampaio, os trabalhos prosseguirão até todas as intervenções serem concluídas graças à conjugação de esforços dos poderes Executivo e Legislativo federais.
Contorno viário de Barra do Garças
Na última quinta-feira (28), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, assinou uma ordem de serviço que garante a retomada das obras do trecho do anel viário que passa pelas cidades de Aragarças (GO), Barra das Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT), na BR-070/GO/MT.
De acordo com Sampaio, a ideia é que as obras sejam retomadas no fim de maio. Já os investimentos iniciais serão de R$ 17 milhões para a execução de um trecho de 6,3 quilômetros, em Aragarças, Goiás. A conclusão do contorno viário de Barra do Garças representará também a melhoria da logística de transporte de cargas. Ao todo, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e seis em Goiás.
Marcelo Sampaio se comprometeu em acelerar as obras ao máximo, para que estejam prontas até o mês de setembro, data do aniversário do município de Barra do Garças