Após ser colocado na água, o submarino Tonelero vai dar início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate (Foto: Marinha do Brasil)
Região Sudeste
Governo entrega terceiro submarino do ProSub à Marinha do Brasil
Cerimônia do Tonelero contou com as presenças de Lula e do presidente francês Emmanuel Macron
O Governo Federal realizou o batismo e lançamento ao mar do submarino S42 Tonelero, na quarta-feira (27), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A solenidade contou com as participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do presidente da França, Emmanuel Macron. A embarcação é a terceira a ser fabricada inteiramente no Brasil, através do Programa de Desenvolvimento de Submarino (ProSub).
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, foi a madrinha de batismo do novo submarino. A solenidade reuniu ministros de estado, autoridades e oficiais das Forças Armadas.
O ato marcou a entrega do terceiro submarino convencional com propulsão Diesel-Elétrica (S-BR). Já foram entregues à Marinha do Brasil os submarinos Humaitá (S41) e Riachuelo (S42). De acordo com o Governo Federal, ainda está prevista a entrega de mais um submarino convencional, o Angostura (s43), e a fabricação do submarino brasileiro com propulsão nuclear, Álvaro Alberto.
O ProSub é um programa de desenvolvimento de submarinos, que surgiu através de uma parceria entre Brasil e França, firmada em 2008, cujo orçamento gira em torno de R$ 40 bilhões.
“O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assuntos de defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, afirmou Lula.
Equipados com sensores modernos, mísseis e torpedos, os submarinos construídos no âmbito do ProSub, possuem alta capacidade dissuasória por serem armas letais de difícil localização quando submersos.
O Tonelero incorpora a modernidade das embarcações francesas da classe Scorpène, com adaptações e incrementos para atender às necessidades específicas das operações da Marinha. Maior que o modelo francês, o Tonelero tem mais de 71 metros de comprimento e possui deslocamento submerso de 1.870 toneladas.
Após ser colocado na água, o Tonelero vai dar início ao processo de testes para avaliar as condições de estabilidade no mar e os sistemas de navegação e de combate.
O ministro da Defesa, José Mucio, destacou que a indústria de defesa é responsável por aproximadamente 2,9 milhões de postos de trabalho formais e responde por 4,78% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
“Em 2023, as exportações autorizadas relativas à indústria da defesa foram 127% maiores do que as de 2022, atingindo o segundo melhor desempenho desde o início desse acompanhamento, em 2001”, disse.
Desenvolvimento
Estruturado como um programa de desenvolvimento científico e tecnológico, o ProSub integra capacitação de mão de obra especializada e incentivo à indústria brasileira, uma vez que prioriza a aquisição de componentes fabricados no país. Além de representar um dos maiores programas estratégicos da Defesa, o ProSub tem impacto significativo na economia, com geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvimento de 700 empresas.