sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Ford encerrou as atividades na fábrica de Camaçari em janeiro de 2021, provocando forte impacto econômico para o municípioCrédito: Divulgação

BE News

Governo Federal negocia instalação de montadora chinesa

6 de março de 2023 às 10:16
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Atividades aproveitariam a antiga estrutura da fábrica da Ford, com possível embarque pelo Porto de Aratu

Com viagem marcada para a China neste mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve negociar a instalação da montadora chinesa BYD no local onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, com a possibilidade do escoamento da produção pelo Porto de Aratu (BA).

Em outubro do ano passado, o governo do estado já havia anunciado a assinatura de um protocolo de intenções com a multinacional, prevendo a implantação.

Nesta semana, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), retomou o assunto em suas redes sociais. De acordo com ele, a iniciativa deve reaquecer importantes polos industriais no Nordeste, citando ainda que na pauta da viagem do presidente devem ser discutidos acordos nas áreas do agronegócio, infraestrutura e tecnologia.

No mês passado, o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou que a definição sobre a instalação da fábrica na planta da Ford ainda não era certa, mas que seguia dialogando para garantir que a fabricante chinesa reaproveitasse a estrutura.

“A planta da Ford já está pronta e, por isso, a empresa não vai precisar gastar para construir uma nova planta”, disse na época.

A fabricante chinesa também estaria estudando reaproveitar uma fábrica de motores em Campo Largo, no Paraná, desativada em novembro do ano passado.

PROTOCOLO

Se o negócio for fechado seguindo o que está no protocolo de intenções assinado em outubro, serão instaladas três fábricas na Bahia, num investimento de R$ 3 bilhões e expectativa de 1.200 novos empregos diretos.

A implantação seria iniciada em junho deste ano. Duas unidades seriam concluídas até setembro de 2024, com operações começando em outubro. A terceira deve estar pronta em dezembro de 2024, inaugurando as atividades em janeiro de 2025.

Haveria a implantação de uma indústria química para processar lítio e ferro fosfato na primeira fase do empreendimento, que seriam exportados para a China.

Em paralelo, é prevista a instalação da fábrica de chassis para produção de ônibus elétricos, que irão abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Já a produção de veículos de passeio elétricos e híbridos compreende a terceira fase do acordo.

Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia e a saída da Ford, em janeiro de 2021, teve forte impacto econômico para o município.

Tanto que, de janeiro a outubro de 2021, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias na Bahia teve uma queda de 94,6%, segundo o IBGE. E o setor registrou uma baixa de 4,8 mil empregos formais, sendo 4,6 mil somente em Camaçari, apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

 

Compartilhe:
TAGS fabricante chinesa Ford investimento Luiz Marinho Nordeste do Brasil