Segundo Carlos Fávaro, o projeto será integrado à plataforma AgroInsights, que visa disponibilizar relatórios com pesquisas sobre consumo, regulamentações e tendências. Foto: Divulgação/Mapa
Nacional
Governo lança Passaporte Agro para impulsionar exportações
Ferramenta oferecerá dados sobre normas alfandegárias, registro de produtos e identificação de compradores
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou na segunda-feira (3) o lançamento de uma nova ferramenta chamada Passaporte Agro, voltada a exportadores brasileiros interessados em acessar mercados internacionais recentemente abertos. O objetivo é fornecer informações que auxiliem no processo de comercialização dos insumos nacionais.
O sistema será atualizado conforme a abertura de novas oportunidades de negócios, reunindo dados sobre registro de produtos, normas alfandegárias, identificação de compradores e informações mercadológicas. A proposta é oferecer subsídios para que empresas iniciem ou expandam suas exportações.
O ministro Carlos Fávaro detalhou que o novo projeto será integrado à plataforma AgroInsights, anunciada anteriormente pela pasta e que, ao longo de 2025, promoverá a disponibilização de relatórios estratégicos com pesquisas sobre consumo, regulamentações e tendências globais.
“São respostas diretas às demandas do setor produtivo e exportador brasileiro, desenvolvidas após um período de escuta ativa com os principais atores do agronegócio”, afirmou Fávaro. “Garantiremos que exportadores e produtores tenham acesso a informações estratégicas para aproveitá-las de forma eficiente e competitiva, conhecendo a real dimensão das novas oportunidades comerciais”, completou.
Elaborado pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, o sistema busca reduzir barreiras operacionais.
“A rede de Adidos Agrícolas nos permite ter acesso a informações qualificadas, que de fato serão úteis aos exportadores que desejam iniciar negócios com um mercado recém-aberto, especialmente para aqueles com menor maturidade no comércio internacional”, detalhou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua.
Inicialmente, o Passaporte Agro será disponibilizado para as associações que representam os setores produtivos vinculados às novas oportunidades de mercado.
Mercados
Na segunda-feira, o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores informaram que o Brasil recebeu autorização do governo do Quênia para a exportação de carne bovina, produtos cárneos e miúdos de bovinos.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 41 milhões em bens agrícolas para o país africano, sendo os principais produtos os açúcares e o melaço.
Segundo o Governo Federal, essa é a 321ª nova oportunidade de negócios aberta desde o início de 2023.