domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os ferry boats terão capacidade para 800 passageiros e 80 veículos, e serão fabricados no Estaleiro Indústria Naval Catarinense, em Navegantes (SC) (crédito: Divulgação)

Região Nordeste

Governo libera verbas para ferry boats e píer no Maranhão

2 de agosto de 2022 às 10:40
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Projetos são da empresa Internacional Marítima, que atua no Estado realizando a travessia entre Ponta da Espera e Cujupe

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra), liberou R$ 50 milhões para a construção de dois super ferry boats e de um píer flutuante no Maranhão. Os projetos são da empresa Internacional Marítima, que atua no Estado realizando a travessia entre Ponta da Espera, em São Luís, e Cujupe, em Alcântara, pela Baía de São Marcos.

O orçamento da pasta em 2022 para investimentos na construção e reformas de embarcações e infraestrutura de transporte aquaviário no País é de R$ 1 bilhão. Os três projetos estão na lista dos 15 aprovados para o recebimento de recursos. 

Os ferry boats terão capacidade para 800 passageiros e 80 veículos, e serão fabricados no Estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), em Navegantes (SC), com previsão de conclusão em um ano e meio. O financiamento foi aprovado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, de onde se origina o recurso federal a ser utilizado pela empresa Internacional Marítima. 

Empregos

O Estaleiro Indústria Naval Catarinense vem ampliando o número de funcionários para atender a demanda de serviços contratados em 2022. 

As admissões de 200 novos colabores começaram em maio, quando o INC fechou um contrato emergencial com o Governo do Paraná que incluiu a reforma de três ferry boats que fazem a travessia entre os municípios de Guaratuba e Caiobá, e a reforma de mais quatro atracadouros prevista para ocorrer no decorrer deste ano. 

No entanto, a expectativa é de continuidade nas operações do estaleiro navegantino, com o aquecimento gradativo que o setor da construção naval prevê no cenário pós-pandemia.

O estaleiro tem capacidade de processar 100 toneladas de aço por mês e, antes das novas contratações, operava com cerca de 100 trabalhadores diretos. O INC também é referência na construção e reparos de embarcações de serviços (workboats), lanchas para o transporte de passageiros, rebocadores portuários, navios de apoio às plataformas de petróleo e barcos de pesca.

Compartilhe:
TAGS Estaleiro ferry-boat Indústria Naval Maranhão Ministério da Infraestrutura píer flutuante