Sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília (Foto: Agência Brasil)
Nacional
Governo realiza workshop para debater inovação no setor portuário
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Infra S.A.
A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) organizou em parceria com a empresa Infra S.A., um workshop sobre a Nova Metodologia de Elaboração de Planos Mestres e Lançamento do 5° Ciclo de Planejamento. O evento está sendo realizado nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024, em Brasília.
O workshop visa apresentar a nova metodologia e promover a interação com os representantes do setor portuário. A intenção do evento é debater as principais inovações propostas, colhendo críticas e sugestões para aprimoramento. A Infra S.A., empresa pública responsável pela execução do Planejamento Integrado de Transportes (PIT), está colaborando com a SNPTA no desenvolvimento de uma abordagem inovadora para a elaboração de Planos Mestres, a ser adotada a partir de janeiro de 2024, no início do 5º Ciclo de Planejamento.
Planos mestres são ferramentas de planejamento estadual para complexos portuários, incluindo portos organizados. Eles orientam ações e investimentos de curto, médio e longo prazos nos portos, na relação com a cidade e em suas vias de acesso, considerando o planejamento estratégico de transportes. Em resumo, são guias abrangentes para desenvolver e gerenciar eficientemente a infraestrutura portuária.
Diversas associações e entidades do setor portuário nacional foram convidadas a participar e contribuir com o workshop. O encontro está sendo realizado nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024, no auditório da INFRA S.A., em Brasília (DF). Este evento faz parte da iniciativa do Governo Federal de aprimorar continuamente o planejamento do setor portuário nacional, visando alcançar um modelo de gestão que torne os portos mais rentáveis, competitivos, autossustentáveis e autônomos.