HUB
Governo planeja 50 novos contratos de concessão ferroviária em 2 anos
Ferrovia em expansão 1
O Governo Federal planeja ter 50 novos contratos de concessão ferroviária firmados nos próximos dois anos. Serão 15 já em vigor e que serão renegociados e mais 35 a serem assinados a partir de leilões de novas concessões, a serem feitas até 2026. A projeção foi destacada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nessa quarta-feira, dia 27, durante sua participação no painel “Soluções para Gargalos Logísticos no Brasil”, parte da 25º Conferência Anual Santander, ocorrida em São Paulo.
Ferrovia em expansão 2
Renan Filho afirmou que o Governo “precisa criar um ambiente de pleno funcionamento em infraestrutura. Da mesma maneira, como construir novas ferrovias se a gente não criar um ambiente para o pleno funcionamento da atual malha ferroviária? Fazer essas correções é um passo importante. Isso vai possibilitar otimizar 15 contratos do passado. Somado aos 35 novos leilões poderemos chegar a 50 novos contratos até 2026”.
Ferrovia em expansão 3
Entre os projetos ferroviários considerados prioritários pelo ministro, estão a malha do corredor Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) e Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), a conclusão da Transnordestina, a Ferrogrão e o anel ferroviário do Sudeste – esta última viabilizará o acesso das composições brasileiro. Esta última obra permitirá o acesso de trens a vários portos da região.