Créditos: Freekip
HUB
Governo pretende implementar aumentar a mistura do biodiesel
O Governo pretende aumentar a mistura do biodiesel no diesel para 25%. A medida, que não tem data prevista para ser implantada, foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). Ele explicou que essa ampliação será realizada a partir da aprovação do projeto de lei sobre “o combustível do futuro”, em tramitação no Congresso Nacional.
A intenção do Governo de ampliar a utilização do biodiesel não é novidade. Em dezembro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) antecipou seu cronograma para expandir o uso do combustível. Atualmente, a mistura do biodiesel é de 12% e subiria um ponto percentual por ano – 13% neste ano, 14% em 2025 e 15% em 2026. Com a nova programação, a partir de março, esse índice será de 14% e chegará a 15% em 2025.
Nessa mesma reunião do CNPE, Silveira conseguiu aprovar a suspensão da permissão de importação de biodiesel. Ontem, o ministro explicou que essa medida é necessária para não prejudicar a indústria local de biocombustível e, assim, evitar uma “instabilidade nos investidores”.“A liberação da importação em si poderia comprometer a indústria local de biodiesel, o crescimento dessa indústria no País, porque geraria uma instabilidade nos investidores”, disse. A interrupção dessa importação ainda foi considerada uma vitória do agronegócio.
Nessa quarta-feira, durante evento sobre o Selo Biocombustível Social, Alexandre Silveira destacou: “Queremos que o biodiesel no Brasil seja para nós, brasileiros, o que o petróleo é para a Arábia Saudita”.