Em 2023, a Antaq realizou 10 leilões de terminais, como o PAR09, em Paranaguá, voltado à movimentação de granéis vegetais, que envolveu R$ 910 milhões em investimentos Crédito: Jonathan Campos/AEN
Nacional
Governo pretende leiloar 35 terminais portuários até 2026, diz diretor-geral da Antaq
Segundo Eduardo Nery, a projeção é de que 16 unidades sejam negociadas somente neste ano
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirmou que o Governo Federal pretende leiloar 35 terminais portuários com R$ 8 bilhões de investimentos até 2026. As declarações foram dadas à CNN Brasil.
“Essas áreas a serem negociadas vão se traduzir em portos mais eficientes, capazes de atender a movimentação crescente de carga”, afirmou Nery. A previsão é que em 2024 sejam negociados 16 terminais. Três certames serão realizados em março, agosto e novembro.
De acordo com a Antaq, em 2022 o setor movimentou cerca de 1,210 bilhão de toneladas. O diretor acredita que o consolidado de 2023 chegue a 1,250 bilhão.
Entre os portos a serem leiloados, Nery destacou o terminal em Itaguaí, no Rio de Janeiro, com investimentos da ordem de R$ 2,9 bilhões, e do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no Paraná, que envolve cerca de R$ 1 bilhão. Os três empreendimentos serão concedidos por 25 anos.
No ano passado, a autarquia realizou 10 leilões que resultaram no investimento de R$ 1 bilhão. Entre os terminais concedidos, o PAR09, no Porto de Paranaguá, leiloado em dezembro, foi um dos destaques. O terminal voltado à movimentação de granéis vegetais, especialmente soja, envolveu R$ 910 milhões em investimentos.
Movimentação
O setor portuário brasileiro movimentou 105,6 milhões de toneladas durante o mês de novembro, informou a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume é 10% maior do que o total registrado no mesmo período de 2022.
No consolidado de 2023, os portos públicos e privados brasileiros transportaram cerca de 1,186 bilhões de toneladas, o que representa uma alta de 6,34% no ano.
A alta de novembro foi impulsionada pelo transporte de minério de ferro e de petróleo (óleo bruto). Juntos os materiais contaram com mais de 52 milhões de toneladas transportadas.
O minério de ferro foi o item mais movimentado pelos portos do Brasil com 33 milhões de cargas movimentadas em novembro. O aumento é de 7,2% em relação ao mesmo período de 2022. A maior alta no percentual ficou com o petróleo, com crescimento de 18,9%.
A carga de contêineres ficou em terceiro lugar no mês de novembro com 10,9 milhões de toneladas transportadas, o crescimento é de 9,7% em comparação a novembro de 2022.
Só o Porto de Santos (SP), o maior do Brasil, transportou 12,2 milhões de toneladas no mês de novembro. O número representa um aumento de 28,7% quando comparado a novembro de 2022. O terminal foi responsável por 32,5% de toda a movimentação portuária pública do período.
Já os Terminais de Uso Privado (TUPs) tiveram movimentação de 68,1 milhões de toneladas de cargas transportadas no penúltimo mês de 2023. O resultado foi 5,8% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior. O terminal de Ponta da Madeira, localizado no Maranhão, foi o destaque e movimentou 13,9 milhões de toneladas durante o mês de novembro.
Os portos organizados operaram 37,5 milhões de toneladas durante o mês de novembro, o que representa um aumento de 18,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. O Porto de Santos movimentou 12,2 milhões de toneladas, representando um aumento de 28,7% quando comparado a novembro de 2022. O Porto Organizado foi responsável por 32,5% de toda a movimentação portuária pública do período.
Consolidado
Entre janeiro e novembro de 2023 o setor portuário movimentou cerca de 1,186 bilhão de toneladas. Isso representa um crescimento de 6.34% em comparação com o mesmo período de 2022.
O ano de 2023 deverá ultrapassar o recorde histórico de movimentação portuária. Para que a projeção se concretize, a movimentação portuária de dezembro, cujos números ainda não foram fechados, deverá ser maior que 33 milhões de toneladas.
Desde 2010, o total de carga movimentada em dezembro apresenta tendência de crescimento, com 72 milhões de toneladas em 2010, chegando a quase 104 milhões de toneladas em 2022.