Nacional
Governo prevê trem que ligará Brasília ao Espírito Santo
Aprovação de construção da estrada de ferro foi publicada no Diário Oficial da União ontem, véspera do aniversário de 63 anos da capital federal
Na véspera do aniversário de 63 anos de Brasília, o Ministério dos Transportes publicou ontem (20) no Diário Oficial da União a aprovação de um projeto para a construção de uma linha de trem que ligará a capital federal ao Espírito Santo. A previsão de investimento é de R$ 14 bilhões.
A proposta foi apresentada ainda em 2021 no Marco Legal das Ferrovias, legislação que estimula a ampliação da malha ferroviária nacional através da iniciativa privada, por meio do instrumento da outorga por autorização.
De acordo com a descrição do projeto, a Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek terá 1.310 km de extensão e ligará os municípios de Santa Maria, na região administrativa de Brasília, e São Mateus (ES). Para conectar o Distrito Federal ao Espírito Santo, a ferrovia vai cortar o estado de Minas Gerais.
O projeto não especifica se a estrada de ferro será para transporte de passageiros ou apenas de carga. A empresa Petrocity Ferrovias LTDA terá 30 dias para informar ao Ministério dos Transportes sobre a conclusão do projeto ou o pedido de cancelamento.