HUB
Governo promete antecipar dragagem do Rio Amazonas
A dragagem do Rio Amazonas, principalmente nas proximidades da cidade de Itacoatiara (AM), na foz do Rio Madeira, será antecipada. A medida foi anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, atendendo a um pedido do governador Wilson Lima. O assunto foi tratado durante visita de Alckmin a Manaus na semana passada. O objetivo é reduzir ao máximo “o impacto da estiagem que nós devemos ter esse ano”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Segundo Wilson Lima, o nível das águas do Rio Madeira voltou a subir, viabilizando sua navegação. Porém “não está nos níveis que a gente costuma ter aqui na Amazônia, e isso provavelmente é um efeito do El Niño”.
Alckmin afirmou que irá determinar ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para antecipar a dragagem do Amazonas, serviço que será tratado como uma prevenção à estiagem que deve se repetir neste ano. “Prevenção é importante”, comentou o vice-presidente.
Devido ao El Niño, os rios da região amazônica sofreram uma forte estiagem no ano passado, afetando tanto a mobilidade local como sua economia. A seca reduziu drasticamente o nível dos rios, isolando cidades e impedindo a navegação de navios pelos portos, interrompendo o fornecimento de insumos para as empresas da Zona Franca de Manaus.