O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de carne de frango do Brasil, ficando atrás do Paraná e de Santa Catarina.Nos primeiros seis meses do ano, o estado exportou 354 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 630 milhões. Foto: Divulgação
HUB
Governo suspende exportações de carne de frango
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu as exportações de carnes de aves e seus produtos para países como China, Argentina, Peru e México. A medida foi adotada diante da confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, nessa sexta-feira, dia 19.
A decisão também afeta as vendas externas para outros países. No caso da União Europeia, o Reino Unido, o Uruguai, a Bolívia, entre outras nações, foram proibidas as exportações realizadas pelo estado do Rio Grande do Sul. Já para Canadá, Coreia do Sul, Israel, Japão, Marrocos, Maurício, Namíbia, Paquistão, Tadjiquistão, Timor Leste, o impedimento impacta apenas as carnes de aves obtidas em granjas a até 50 quilômetros do estabelecimento atingido pela doença.
Segundo o Ministério, “essas regras de suspensão são revisadas diariamente, tendo em vista as tratativas em curso com os países parceiros, nas quais são apresentadas todas as ações que estão sendo executadas para erradicar o foco”.