quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A ideia de aprofundamento do canal do Porto de Montevidéu foi detalhada durante o painel “Políticas públicas para o desenvolvimento das atividades portuária e logística”Crédito: Divulgação/Brasil Export

Mercosul

Governo uruguaio prioriza aprofundamento de canal do Porto de Montevidéu

Atualizado em: 20 de setembro de 2023 às 12:38
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Presidente da Autoridade Portuária diz que a ideia é elevar competitividade do complexo

O presidente da Administração Nacional de Portos (ANP) do Uruguai, a Autoridade Portuária que administra os complexos do país, Juan Curbelo detalhou parte do projeto de aprofundamento do canal de 13 para 14 metros, algo que é visto como prioridade do atual governo. Mesmo assim, visando a competitividade do Uruguai no cenário internacional e do próprio Mercosul, Curbelo admitiu que existem estudos para conseguir uma maior profundidade.

Após a sua apresentação durante a programação técnica do Mercosul Export, o presidente da ANP definiu que o governo do Uruguai tem como objetivo ampliar e melhorar o canal de acesso ao porto de Montevidéu com aprofundamento de 14 metros.

“Apresentamos o projeto executivo e ambiental e ele chegou a ser discutido nas organizações binacionais do Uruguai e da Argentina. É muito bom que este projeto tenha possibilidade de que em algum momento o Porto de Montevidéu atinja uma maior profundidade, mas hoje, para nós, o objetivo é conseguir atingir os 14 metros. Isso vai nos colocar em uma posição muito boa no que tem a ver com a logística portuária”, afirmou.

Questionado sobre o aprofundamento, Curbelo admitiu a possibilidade de estudos futuros para um aprofundamento maior do canal.

Ele também defendeu a ideia de um sistema portuário complementar, no qual os complexos portuários possam atingir seus objetivos de movimentação de cargas, pois, na sua opinião, beneficia os demais portos vizinhos.

“É do nosso interesse que o Porto de Rio Grande (RS) vá bem, que o Porto de Paranaguá (PR) vá bem, que a hidrovia funcione da melhor maneira possível, que o Porto de Buenos Aires ofereça os melhores serviços, porque entendemos que o principal conceito da complementação é porque todos pertencemos a sistema portuários. Se os portos vão bem, todo o sistema estará melhor ainda”, analisou.

Com os projetos previstos para o Porto de Montevidéu, o presidente da Autoridade Portuária afirmou que o objetivo é transformar o complexo em hub do Rio da Prata.

O painel “Políticas públicas para o desenvolvimento das atividades portuária e logística” também teve a participação do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; do diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Ricardo Molitzas; e do gerente-geral do Instituto Nacional de Logística (Inalog), Emilio Rivero.

O Mercosul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

Compartilhe:
TAGS Administração Nacional de Portos autoridade portuária Mercosul Export