sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, falou sobre o projeto de concessão do canal de Paranaguá e outros assuntos com a apresentadora do BE News 19 horas, Núria Bianco. Crédito: Reprodução/TV BE News

Portos

Governo usará modelo de concessão do canal de Paranaguá em outros portos, diz Ávila

Atualizado em: 17 de fevereiro de 2024 às 9:52
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Secretário nacional de Portos falou sobre o assunto durante entrevista exclusiva ao telejornal BE News 19 horas

O secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, afirmou que a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá (PR) se encontra em fase adiantada, com o Governo realizando o tratamento de todas as contribuições a respeito do assunto. Ele disse também que o modelo implantado no Paraná servirá de exemplo para estudos de concessões de canal em outros portos brasileiros.

Ávila deu essas declarações na sexta-feira (16), durante entrevista exclusiva ao BE News 19 horas, telejornal da TV BE News.

O secretário de Portos deu detalhes sobre o projeto de concessão do canal, o primeiro deste tipo no país. Vale lembrar que, antes de assumir o atual cargo no Ministério dos Portos e Aeroportos, ele foi diretor da Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra os complexos portuários de Paranaguá e Antonina.

“É um projeto especial. Sou secretário atualmente, mas desenvolvi minha carreira nos portos do Paraná. Conheço bem a região e o porto. Estamos em desenvolvimento do projeto da concessão. Já passamos pelo período de audiência e consulta pública. Agora, estamos na fase de tratamento de todas contribuições que recebemos. A gente tem uma expectativa de lograr êxito com o projeto e ter um leilão muito bom”, comentou.

Segundo Alex Ávila, a partir do projeto de concessão do canal aquaviário de Paranaguá, o Ministério de Portos estuda fazer o mesmo em demais portos brasileiros.

“Queremos aprimorá-lo, e estamos em uma esteira de fazer estudos para a gente avançar e fazer novas concessões de canal. Santos (SP), Rio Grande (RS) e Itajaí (SC) estão nessa lista. Paranaguá será exemplo base que vamos replicar nos demais portos”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Alex Ávila, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irá formalizar a carteira de projetos do Ministério que prevê diversos leilões e investimentos de até R$ 12 bilhões. Essa apresentação acontecerá no próximo dia 6 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Compartilhe:
TAGS