Márcio França recebeu o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para debater as obras para os primeiros 100 dias do governo (crédito:divulgação)
Nacional
Governo vai definir obras prioritárias para os primeiros 100 dias
Ministros Márcio França (Portos) e Renan Filho (Transportes) tiveram reuniões ontem para debater os projetos mais importantes
O Governo Federal começa a elencar as obras, os projetos e as ações que considera prioritários para os primeiros 100 dias do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP). Na tarde dessa quinta-feira, dia 12, os ministros Rui Costa (PT), da Casa Civil, e Márcio França (PSB), de Portos e Aeroportos, se reuniram, em Brasília, para tratar dessas medidas. Na sequência, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi recebido por Lula e Rui no Palácio do Planalto para a mesma pauta.
A reunião entre o titular da Casa Civil e seu colega dos Portos e Aeroportos ocorreu na sede do ministério. E teve a presença de técnicos das duas pastas, além do consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, indicado para assumir a Secretaria Nacional de Portos.
Segundo a assessoria do Ministério, não foram citadas obras específicas. Em sua conta em uma rede social, Costa destacou o encontro e seus objetivos. “Me reuni na tarde desta quinta-feira com o ministro de Portos e Aeroportos, @marciofrancasp, e equipes técnicas da pasta e da Casa Civil para pactuarmos prioridades e ações estruturantes. Estamos trabalhando de forma conjunta com foco em resultados já no curto prazo para a modernização do setor que é estratégico para o desenvolvimento do País”, escreveu.
Márcio França também registrou o compromisso em suas redes sociais, citando “demandas para retomar obras de infraestrutura”. Ele postou: “Recebi o Ministro da Casa Civil, @ruicostaoficial em conjunto com as equipes técnicas, tratamos das importantes demandas para retomar obras de infraestrutura e modernizar os Portos e Aeroportos brasileiros”
Conforme apurou o BE News, nesse encontro de ontem, não chegou a ser tratado o projeto de desestatização do Porto de Santos (SP), tema de uma reunião entre Lula, Costa e o governador de São Paulo, Tarcisio Gomes de Freitas (Republicanos), no dia anterior, quarta-feira, dia 11. Nesse encontro com o presidente, Tarcísio – que iniciou os preparativos para a privatização do complexo marítimo durante sua gestão no Ministério da Infraestrutura (que foi desmembrado, dando origem ao do Transporte e ao de Portos e Aeroportos), no governo de Jair Bolsonaro – apresentou detalhes do projeto e obteve a garantia do chefe de Estado, que dizia ser contrário à medida, de continuar o diálogo sobre essa proposta.
Transportes
No final da tarde, o ministro dos Transportes, Renan Filho, foi recebido pelo presidente Lula e o ministro Rui Costa, no Palácio do Planalto, para debater as prioridades para os primeiros 100 dias do atual governo. Renan já realiza uma consulta pública para que a sociedade apresente suas sugestões de obras prioritárias para o período.
Após o encontro, em sua conta em uma rede social, o titular dos Transportes tratou da reunião, destacando que “empreenderemos esforços no Ministério dos Transportes para fazer mais, com menos e assim impulsionaremos os investimentos em infraestrutura no país. Além dos investimentos públicos, faremos esforço grande para atrair mais capital privado a fim de melhorarmos mais ainda a infraestrutura nacional”.
Um dia antes, na quarta-feira, dia 11, Renan recebeu o presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Vander Costa, também para debater obras prioritárias em rodovias e ferrovias. No encontro, segundo publicação do ministro em uma rede social, ele destacou que irá “retomar as obras paradas, iniciar o mais arrojado programa de ferrovias dos últimos anos, preparar as rodovias para o período de chuvas e garantir o escoamento da safra agrícola”.