Ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, detalharam as ações prioritárias para impulsionar os principais corredores logísticos do país. Foto: Carlos Moura
Nacional
Governo vai investir R$ 4,7 bi para ampliar escoamento de grãos no Brasil
Valor será aplicado em melhorias na infraestrutura de ferrovias e rodovias nacionais
O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 4,7 bilhões em infraestrutura para melhorar o escoamento da safra de grãos de 2023/2024. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6), durante uma coletiva de imprensa que contou com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Eles detalharam as ações prioritárias para impulsionar os principais corredores logísticos do país.
O plano visa melhorar a infraestrutura de rodovias e ferrovias que ligam os polos produtores aos portos de exportação. O pacote de investimentos prevê 60 obras consideradas estruturantes em ferrovias e rodovias e, do total do recurso anunciado, R$ 2,66 bilhões serão direcionados ao Arco Norte – principal eixo de escoamento das safras – composto pelos estados do Norte, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Piauí. Já o Arco Sul/Sudeste receberá R$ 2,05 bilhões, contemplando todo o Centro-Sul do Brasil.
Em relação ao modal ferroviário, o ministério planeja uma intensificação das atividades em ferrovias, incluindo a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1 e 2), Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e a Transnordestina. Serão realizadas obras em um novo trecho da Transnordestina, que se estenderá de Salgueiro (PE) até o Porto de Suape (PE).
De acordo com o ministro dos Transportes, o plano visa aprimorar as condições do setor para atrair investimentos que impulsionem o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e contribuam para a economia do país, uma área que, segundo Renan, foi negligenciada nos últimos anos.
“O teto de gastos transformou o Brasil no país que menos investiu entre todas as economias relevantes. Se investe pouco, obviamente a infraestrutura piora. Agora ela está voltando a melhorar, mas ainda está recuperando um passivo desses últimos anos”, afirmou.
As metas do governo incluem alcançar ainda 90% de qualidade nas estradas e ferrovias do Arco Norte e 80% no Arco Sul/Sudeste.
Além dos investimentos diretos, o governo planeja realizar 10 leilões de concessões de rodovias estratégicas para o transporte agrícola, com expectativa de R$95 bilhões em investimentos privados. Outras seis otimizações contratuais também estão previstas, totalizando R$48 bilhões em investimentos.
O plano também destaca a importância dos investimentos em portos e hidrovias, que devem receber R$ 639 milhões em 2024.
Ao todo, o governo planeja realizar 35 leilões de infraestrutura até 2026, com expectativa de arrecadar R$ 78 bilhões para o setor.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enfatizou a importância da cooperação entre os ministérios para o setor do agronegócio. “A formação de preços está diretamente ligada ao custo de frete. Se nós não tivéssemos essas condições de rodovias, certamente a soja estaria abaixo do custo de produção”, destacou.