O secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista, está em agenda oficial discutindo os modais de transporte que beneficiam os países do Cone Sul, com foco nas hidrovias. Foto: Rodrigo Borthagaray
Mercosul Export
Governo vai priorizar hidrovias para melhorar relação no Mercosul
Audiências públicas do Rio Paraguai e Lagoa Mirim devem ocorrer neste semestre, diz diretor-geral da Antaq
Duas autoridades brasileiras, o secretário Nacional de Hidrovias, Dino Batista, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, afirmaram que o Governo Federal está priorizando o programa de concessão de hidrovias, principalmente os dois projetos que tem relação direta com o bloco Mercosul.
Eles participaram da solenidade de abertura do Mercosul Export, Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em sua segunda edição, realizado em Montevidéu, capital do Uruguai.
Uma das prioridades do Ministério de Portos e Aeroportos em termos de projetos é o Plano Geral de Outorgas (PGO) que envolve a concessão de seis hidrovias. Para a região, as principais são a hidrovia do Rio Paraguai e a hidrovia Uruguai-Brasil, que visa fortalecer as relações comerciais e exportações de produtos de países sul-americanos com as principais correntes mundiais.
“As hidrovias são uma pauta de integração regional. Há um alto esforço para entregar o que se há de melhor”, disse Nery.
As duas hidrovias do Mercosul estão com seus respectivos projetos em andamento, fruto de uma parceria da agência reguladora e a Infra S.A. Segundo o diretor-geral da Antaq, a expectativa é realizar as primeiras audiências públicas referentes a um projeto hidroviário no Brasil neste segundo semestre.
“Estamos falando de seis pautas hidroviárias que estão sendo tocadas. Nós, da agência, temos plena confiança de que todos os projetos vão ser entregues nos próximos anos”, reforçou.
Integração
O secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista, está desde o início da semana em agenda oficial discutindo os modais de transporte que beneficiam os países do Cone Sul, com foco nas hidrovias.
“Ficou claro que existe interesse muito grande de todas as partes e de todos os países de se integrarem. O interesse existe, a carga existe, as infraestruturas existem, e precisam ser melhoradas, as iniciativas existem e têm de ser melhoradas. E dentro desse tipo de interação é que temos possibilidade de trazer aperfeiçoamentos que vão possibilitar mais infraestrutura, menos burocracia e um desempenho melhor para nossas economias”, analisou.
O Mercosul Export é uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19; no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.
O secretário nacional de Hidrovias, Dino Batista, está em agenda oficial discutindo os modais de transporte que beneficiam os países do Cone Sul, com foco nas hidrovias. Foto: Rodrigo Borthagaray