Lançamento da pedra fundamental do terminal da Granel Química, em Santa Helena de Goiás: unidade terá plataformas para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Helena de Goiás)
Nacional
Granel Química completa 50 anos e mira oitavo terminal
Futuro empreendimento no Centro-Oeste visa atender alta demanda da região impulsionada pelo agro
A Granel Química, empresa associada ao Grupo Odjfell, uma das líderes em armazenamento e movimentação de granéis líquidos no Brasil, completa nesta quarta-feira (29) 50 anos de operações. Com sete terminais em operação em importantes regiões do país, a companhia se prepara para o seu mais novo empreendimento, localizado em Goiás, que, seguindo o cronograma, ficará pronto no final de 2025.
O terminal, para armazenagem de granéis líquidos, está localizado no município de Santa Helena de Goiás (GO). De acordo com informações da Granel Química, o empreendimento será construído em área própria, junto à ferrovia Norte-Sul, e contará com investimentos de aproximadamente R$ 170 milhões.
Este será o segundo terminal da empresa na região Centro-Oeste do Brasil. A Granel já opera o terminal localizado em Ladário, próximo da fronteira do Brasil com a Bolívia.
A previsão é que o futuro empreendimento movimente, anualmente, um milhão de toneladas de produtos a granel, tais como biocombustíveis, químicos industriais, óleos vegetais e gordura animal, entre outros.
O terminal de Santa Helena de Goiás contará com plataformas para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário. Ainda segundo a Granel Química, o empreendimento possui áreas para eventuais expansões de suas operações.
Durante sua participação no Fórum Centro-Oeste Export, em Goiânia, o presidente Edson Souki, afirmou que o terminal chegará para atender a uma alta demanda por combustíveis na região, impulsionada pelo agronegócio.
“Estamos lidando com números comparáveis à movimentação de líquidos no Porto de Santos”, afirmou.
A Granel Química ainda possui três terminais no Nordeste (dois em São Luís, no Maranhão, e um em Teresina, no Piauí); um no Norte (Palmas, Tocantins); um no Sudeste (Santos, São Paulo) e um no Sul (Rio Grande, no Rio Grande do Sul). Segundo dados da empresa, juntos, os terminais movimentam mais de 5 milhões de toneladas por ano.
Além de sua atuação no Brasil, a Granel ainda tem importante atuação na América do Sul, com dois terminais na Argentina, dois no Chile e dois no Peru.