sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A apresentação do calendário e de outras informações referentes à temporada será feita pelo CEO do Grupo Brasil Export e diretor-presidente da Rede BE News, Fabrício Julião (Crédito: Arquivo/Grupo Brasil Export)

Nacional

Grupo Brasil Export lança seu calendário de eventos para 2024

Atualizado em: 6 de fevereiro de 2024 às 9:34
BE News Enviar e-mail para o Autor

Cerimônia será realizada em Brasília, com transmissão da TV BE News

O Brasil Export faz nesta terça-feira, dia 6, em Brasília (DF), o lançamento do seu Calendário 2024. O evento vai detalhar todas as iniciativas do mais importante fórum nacional de logística, infraestrutura e transportes para o ano. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é um dos convidados confirmados.

Esta é a quinta temporada completa dos fóruns regionais e nacional, dando sequência ao Santos Export, que foi criado há 20 anos. O evento vai ter transmissão ao vivo pela TV BE News, logo após a exibição do telejornal BE News 19 horas. Para assistir, basta acessar o canal da TV no Youtube (www.youtube.com/@tv_benews) ou por meio do portal portalbenews.com.br.

A apresentação do calendário e de outras informações referentes à temporada 2024 será feita pelo CEO do Grupo Brasil Export e diretor-presidente da Rede BE News, Fabrício Julião.

Lideranças de autarquias do Governo Federal voltadas ao setor de transportes.  Representando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estará o diretor-presidente substituto Tiago Sousa Pereira. Pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o diretor-geral Eduardo Nery. E pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o diretor-geral Rafael Vitale.

O Brasil Export é um fórum permanente, multissetorial e agregador. Reúne as principais autoridades e lideranças empresariais com o objetivo de fomentar o diálogo, incentivar a inovação e gerar conhecimentos. A junção de agentes públicos e privados nas ações do movimento é fundamental para acelerar o desenvolvimento econômico nacional.

Todos os anos o grupo promove fóruns nas esferas regional, nacional e internacional, com visitas técnicas em importantes ativos de infraestrutura, painéis de debates, reuniões com autoridades e sessões com agentes econômicos. Mais uma vez serão realizados os fóruns regionais.

No dia 4 de março acontece o Brasil Tech Export, na capital paulista, e nos dias 25 e 26 o Sul Export, em Balneário Camboriú (SC).  O Santos Export será nos dias 22 e 23 de abril; Já o Nordeste Export acontece em 20 e 21 de junho, em Fortaleza (CE). O Norte Export será em 22 e 23 de julho, em Palmas (TO). O Centro-Oeste Export foi marcado para os dias 12 e 13 de agosto, em Goiânia (GO). O Sudeste Export será nos dias 16 e 17 de  setembro, em São Paulo (SP).

Já o fórum nacional, que todos os anos acontece tradicionalmente em Brasília, está marcado para os dias 14 a 16 de outubro. E a segunda edição do Mercosul Export será realizada nos dias 16 e 17 de maio, novamente em Montevidéu, capital do Uruguai. Além disso, a Missão Internacional Brasil Export está marcada para o mês de novembro.

 

Lançamento da biografia de Wilen Manteli também é destaque

No mesmo dia da cerimônia de divulgação do calendário 2024 do Grupo Brasil Export também será lançado o mais novo livro da série Brasil Export Biografias: Wilen Manteli, D. Quixote dos Pampas. De autoria da colunista e colaboradora do BE News, Ivani Cardoso, a obra tem o projeto gráfico assinado por Mônica Mathias, diretora de Arte do jornal BE News. A sessão de autógrafos será às 18 horas, no Espaço de Eventos Villa Rizza, em Brasília.

Ex-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli tem sua história muito ligada à chamada Lei dos Portos (Lei nº 8.360/1993). Na biografia, além de detalhar fatos da infância em Chapecó (SC), da adolescência e vida adulta já em Porto Alegre (RS), Manteli descortina momentos marcantes de sua carreira, como seu início profissional na empresa Adubos Trevo, os fatos que antecederam a publicação da Lei dos Portos e os desafios que enfrentou à frente da ABTP.

Manteli diz que se sentiu honrado e surpreso com a homenagem, revelada por Fabrício Julião durante a edição do ano passado do Fórum Brasil Export. “Estava na mesa, bem à frente do palco, ao lado do Jesualdo Silva (atual presidente da ABTP) e da Cláudia Borges (diretora). Confesso que fiquei atônito diante do anúncio. Achava que tinha havido algum engano. Eu? Não podia ser. Para minha alegria, era real”.

Ivani Cardoso afirma que foram meses de muita escuta com Manteli. “Infelizmente apenas uma (reunião) presencial, mas ele colaborou de tal forma que tornou a preparação do livro muito gratificante. Eu me sinto privilegiada por contribuir escrevendo essas trajetórias de vida tão importantes para o setor”, conta.

Para Fabrício Julião, essa iniciativa é uma forma de homenagear os grandes nomes do setor e deixar registrado o legado de suas histórias. “Wilen Manteli, nosso embaixador do Sul, marcou a passagem pela ABTP lutando pela Lei dos Portos, conquistando sucessos e amargando derrotas, mas nunca desistiu. Graças à sua liderança, conhecimento técnico e sua combativa equipe na ABTP, muitas situações dos terminais portuários foram resolvidas da melhor forma possível, dentro da realidade do momento”.

O livro sobre Wilen Manteli é o terceiro da série Brasil Export Biografias. Antes foram lançados José Roberto Campos: Consultor Singular, Um Homem Plural e Aluisio Sobreira: Eterno Aprendiz, ambos escritos por Ivani Cardoso.

Compartilhe:
TAGS