Foto: Giulian Serafim/PMPA
Região Sul
Guaíba tem elevação histórica e deixa Porto Alegre alagada
Porto da cidade está fechado para atracação e não há previsão de retomada das operações
O nível do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, está se aproximando dos 5 metros de altura, dois metros a mais do que a cota de inundação na região do Cais Mauá, na região portuária da capital Porto Alegre, que está debaixo d’água. O Porto da cidade está fechado para atracação de navios desde quinta-feira (2) e não há previsão de retomada das operações.
Segundo dados da Defesa Civil, nesta sexta-feira (3), o número de mortos no Estado é de 39. O Governo Estadual trabalha com mais de 70 pessoas desaparecidas. O forte temporal desde o início da semana já deixou mais de 31,5 mil pessoas fora de casa.
Uma das comportas que previne o avanço das águas para o centro da Capital acabou rompendo devido à força da correnteza do rio e diversas partes da cidade de Porto Alegre estão debaixo d’água. A Defesa Civil também emitiu, no fim da manhã, alerta para inundação extrema, e pediu que a população evite todas regiões próximas ao Guaíba e locais de risco. O alerta é válido por 24 horas.
O último dado divulgado pelo Governo do Estado indicava que o Guaíba estava próximo dos 4,6 metros, com a possibilidade de que chegue até a marca dos 5 metros. A medição oficial do rio está sendo feita com dificuldades, uma vez que a régua de medição do rio foi arrastada pela correnteza.
As principais rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Sul apresentam pontos de interrupção e bloqueios totais. Em alguns municípios, o transporte só está sendo feito pelo ar, uma vez que as vias estão bloqueadas para a passagem de veículos.
O Governo do Estado afirmou que equipes da Secretaria de Logística e Transportes trabalham na desobstrução de rodovias danificadas pelas fortes chuvas. O Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), também já deu iniciou os trabalhos de recuperação e reconstrução das estradas federais do Rio Grande do Sul.
O Governo do Rio Grande do Sul anunciou que reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Saiba como fazer doações clicando no link.