sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A equipe liderada pelo prefeito de Guarujá, Válter Suman, apresentou o projeto ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao presidente da APS, Anderson Pomini. Foto: Helder Lima/Prefeitura de Guarujá

Região Sudeste

Guarujá apresenta proposta do Parque do Forte ao ministro de Portos

Atualizado em: 6 de julho de 2024 às 8:07
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Prefeitura do município quer revitalizar ponto turístico localizado próximo à região portuária

A Prefeitura de Guarujá, no litoral paulista, apresentou na sexta-feira (5) um projeto turístico próximo à região portuária da margem esquerda do Porto de Santos (SP) ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O titular da pasta esteve em Santos para a inauguração de outro projeto nos mesmos moldes, o Parque Valongo, na margem direita.

De acordo com a secretária de Planejamento do Guarujá, Polliana Iamonti, a proposta é de que o Forte do Itapema, atração turística da cidade que fica próximo ao canal do Porto de Santos, se torne um complexo de turismo e eventos no município, com píer turístico e restaurantes.

A fase 1 do projeto contemplaria restauro nas edificações e no acesso, inclusive pelo mar. Já a fase 2 teria implantação do parque com áreas para lazer, cultura e práticas esportivas, além de galpão multiuso para realização de atividades, cursos e eventos.

Ao receber o projeto da Prefeitura, o ministro comentou que irá encaminhar à APS a viabilidade da proposta.

“Estamos avançando na direção da integração, principalmente de lazer e cultural. Tenho certeza de que contamos com todo o apoio da autoridade portuária para tirar esse sonho do papel”, comentou o ministro.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, apoiou a iniciativa, que corrobora com a relação porto-cidade.

“Queremos essa integração porto-cidade, com o porto interagindo com as pessoas, construindo áreas de lazer como essa. O porto se faz pela boa capacidade de movimentação, mas em especial pelo respeito às pessoas”, pontuou.

Aeroporto

Em sua agenda no litoral de São Paulo, Costa Filho sobrevoou as obras referentes à primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, que será instalado na Base Aérea de Santos.

Segundo o ministro, a expectativa é que os serviços sejam concluídos em dezembro deste ano.

 

 

 

 

Compartilhe:
TAGS