sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Guillermo Valles recebeu de Fabrício Julião uma placa alusiva à sua atuação em prol do Mercosul Export e foi nomeado presidente honorário do Conselho do Mercosul Export. Foto: Rodrigo Borthagaray

Mercosul Export

Guillermo Valles: um lutador incansável pelo Mercosul

Atualizado em: 24 de agosto de 2024 às 7:40
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Embaixador do Uruguai no Brasil foi homenageado pelo trabalho em prol do fórum e por fortalecer os laços entre os dois países

O Mercosul Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes reuniu nos dias 15 e 16 deste mês, em Montevidéu, no Uruguai, as principais autoridades brasileiras e dos países vizinhos, visando o bom diálogo e o estreitamento de relações. A realização das duas edições do evento, em 2023, também na capital uruguaia, e agora em 2024, certamente não teria sido possível sem a atuação do embaixador do país no Brasil, Guillermo Valles.

O papel do embaixador em prol da viabilização do fórum foi reconhecido pelo Grupo Brasil Export. Durante a solenidade de abertura do Mercosul Export deste ano, Valles foi nomeado presidente honorário do Conselho do Mercosul Export.

Na ocasião, o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, interrompeu o discurso que fazia para entregar uma placa a Valles. “Uma homenagem pela sua incansável luta na construção do Mercosul e dessa relação bilateral entre os países”, disse.

Valles tem sido uma figura muito importante no fortalecimento dos laços comerciais entre Brasil e Uruguai, com foco principalmente nos projetos e nas obras de logística e infraestrutura que pretendem beneficiar os dois países.

Um exemplo disso foi a participação na entrega, por parte do governo uruguaio, do estudo de demanda definitivo para implantação da Hidrovia Brasil-Uruguai. Esses dados, levados no ano passado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), serviram para análise de demanda do projeto de instalação e concessão da Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos. A via, por sinal, se apresenta como uma nova e importante rota para o escoamento de cargas vindas do Uruguai e que poderá ser atendida pelos portos do Rio Grande do Sul.

“Temos a necessidade de relançar a navegação mercantil entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos como forma de trazer desenvolvimento para o Rio Grande”, comentou Valles.

O embaixador disse em seu discurso que o Mercosul Export, bem como as autoridades brasileiras e uruguaias, estão fazendo história.

“O sentimento é esse. Projetos concretizados que vão atrair uma só coisa: desenvolvimento sustentável para nosso povo. Graças não somente às autoridades públicas. Essa mistura do setor público e privado, que é o propósito do Mercosul Export. Estamos todos trabalhando juntos e concretizando essa história”, disse.

O Mercosul Export foi uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Toda a sua programação está disponível no canal @tv_benews no Youtube e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS