A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, destacou as políticas de ESG para o setor, que serão anunciadas junto com a Antaq e a Anac. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Nordeste Export
Hidrogênio verde e ESG: temas importantes para o Nordeste
Temas foram levantados pelos representantes do Governo Marcus Cavalcanti e Mariana Pescatori
Na solenidade de abertura do Nordeste Export, Fórum Regional de Infraestrutura, Logística e Transportes, realizado neste ano em Fortaleza (CE), representantes do Governo Federal destacaram assuntos relevantes para o setor portuário e de infraestrutura da região, entre eles temas ligados ao ESG e, principalmente, sobre o grande potencial de hidrogênio verde no Ceará.
O secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Casa Civil do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, afirmou que o tema do hidrogênio verde precisa ser muito trabalhado.
Segundo Cavalcanti, o Brasil não deve somente exportar o produto verde e sim criar negócios a partir da produção.
“Nós já exportamos pau-brasil, ouro, prata, pedras preciosas, cana de açúcar, café, minério. Fomos procurados por um investidor internacional querendo investir na produção de hidrogênio verde, querendo subsídios. Nós no Governo vamos dar subsídio se investidores fizerem o aço verde, produto verde aqui no Ceará. Vamos dar o subsídio no produto final”, explicou.
Cavalcanti completou: “Se não, vamos exportar energia e depois nossa indústria e agricultura vai ser barrada de vender produtos para outros países”, finalizou.
A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, usou seu discurso para enfatizar as políticas de ESG para o setor, que serão anunciadas junto com a Antaq e a Anac.
“Não podemos errar nessa política de ESG. Se a gente definir metas muito rígidas, não vamos atrair novos investimentos. Temos que pensar em uma linha de fomento, utilizar o Fundo da Marinha Mercante (FMM), selos de agências e do próprio ministério para incentivos”, disse.
Pescatori destacou a importância dos fóruns promovidos pelo Brasil Export para levantar e debater o tema, a partir do protocolo de intenções assinado com o Ministério no início do ano.
Presente em mais um fórum regional do Brasil Export, a secretária destacou a importante aproximação com o setor privado.
“A parceria com a iniciativa privada é extremamente relevante para que a gente conduza nossas políticas públicas. O Navegue Simples, que fizemos o lançamento, não vai ser bem desenvolvido sem a participação do setor privado”, comentou.
A solenidade de abertura ainda contou com as seguintes autoridades: Alber Furtado de Vasconcelos Neto, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Lucas Asfor, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); André Montenegro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; Guilherme Caputo Bastos, ministro do Tribunal do Superior do Trabalho (TST); José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export; e Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Nordeste Export; Ricardo Molitzas, presidente do Instituto Brasil Logística (IBL); e Mario Povia, presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI).
A produção do Nordeste Export é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial é da Rede BE News, que transmite o fórum gratuitamente através do canal da TV BE News no Youtube (@tv_benews).