A situação da Hidrovia Paraguai-Paraná e o transporte de cargas pela via foram debatidos no painel “Desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul”. Foto: Rodrigo Borthagaray
Mercosul Export
Hidrovia Paraguai-Paraná: desafios e oportunidades em debate
Via aquaviária é vista como solução para melhorar o transporte de cargas no Mercosul, especialmente commodities
O painel “Desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul”, realizado no dia 15 deste mês, durante o Mercosul Export, em Montevidéu, no Uruguai, discutiu o atual estado da Hidrovia Paraguai-Paraná. A via aquaviária que atravessa o Paraguai e deságua no rio Paraná, na fronteira entre o Paraguai e a Argentina, é considerada crucial para melhorar o transporte de cargas no Mercosul, especialmente commodities como minério de ferro e soja.
No painel foram discutidos os desafios enfrentados pela hidrovia nos últimos anos e a importância de garantir a confiabilidade do transporte de cargas ao longo de todo o ano. O debate teve a participação de Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); Dino Antunes Dias Batista, secretário nacional de Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos; e Diego Azqueta, presidente da Comissão Permanente de Transporte da Bacia do Prata.
Eduardo Nery ressaltou que “a falta de capacidade de transporte tem sido um grande obstáculo para o desenvolvimento de negócios na região, afetando não apenas o Brasil, mas também países como Bolívia e Paraguai”. A proposta de concessão para a hidrovia é vista como uma solução viável para assegurar um canal de navegação utilizável durante todo o ano, beneficiando todos os cinco países envolvidos na bacia do rio da Prata.
Ele destacou que o Brasil agora mostra um compromisso claro em desenvolver a hidrovia, algo que antes era tratado com menos prioridade. “Esse novo compromisso é acompanhado de esforços conjuntos com outras nações para melhorar a infraestrutura da hidrovia”, afirmou.
Os debatedores também apontaram desafios técnicos que precisam ser superados, como a remoção de obstáculos no leito do rio para melhorar a navegação. Dino Batista enfatizou que pequenas mudanças no canal navegável, como a remoção de pedras, podem ter um grande impacto na segurança e eficiência da navegação.
O Mercosul Export foi uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Toda a sua programação está disponível no canal @tv_benews no Youtube e no site www.tvbenews.com.br.