O simulador usa tecnologia de última geração, tem radar e carta eletrônica, reproduzindo um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores (Crédito: Divulgação/Hidrovias do Brasi)l
Hidrovias
Hidrovias do Brasil inicia aulas em simulador instalado em centro de treinamento no Pará
Equipamento ajudará na capacitação dos colaboradores e, futuramente, para comunidades do entorno
A empresa de soluções logísticas Hidrovias do Brasil começou neste mês os treinamentos de seus colaboradores em um novo simulador de manobras de navegação fluvial. A intenção é aumentar a segurança das operações e desenvolver ainda mais a habilidade dos funcionários responsáveis por esta função.
Construído em parceria com a empresa de engenharia Technomar, o equipamento foi instalado no centro de treinamento especializado que fica no Terminal de Uso Privado (TUP) da companhia em Barcarena, no Pará.
Está sendo estudada também a possibilidade de ampliar, no futuro, o uso do simulador para a comunidade no entorno do TUP, em uma parceria com a Marinha do Brasil e com a prefeitura local, a fim de oferecer capacitação e desenvolvimento para a região.
O capitão fluvial da Hidrovias do Brasil, Lourenço Navarro, foi o primeiro colaborador a receber o treinamento no equipamento.
“É um investimento inovador da companhia que nos permite praticar e encontrar a melhor forma de realizar uma navegação com ainda mais excelência e segurança. A simulação é muito real e reproduz fielmente o que vivemos no dia a dia da operação”, explicou o capitão.
Além de Navarro, a empresa tem previsão de capacitar capitães, imediatos, mestres e a equipe do convés ao longo deste ano.
Com sistema de navegação completo, o simulador usa tecnologia de última geração, tem radar e carta eletrônica, reproduzindo um ângulo de visão de 180º da cabine dos empurradores, que hoje realizam o transporte de cargas na região.
O simulador permite também que os comandantes participem, na prática, do enfrentamento de cenários adversos que podem desafiar a navegabilidade, incluindo questões climáticas.
Para Gleize Gealh, vice-presidente de Operações e Comercial da Hidrovias do Brasil, a nova tecnologia permitirá o aprimoramento, a capacitação e o desenvolvimento da tripulação da empresa.
“É um importante passo em nossa frente de saúde, segurança e desenvolvimento do colaborador previsto no Compromisso Sustentável da companhia”, afirmou.
Gleize destacou que os objetivos do treinamento são trazer mais segurança para a tripulação, operação, comunidades no entorno, além de aumentar a eficiência operacional.
A diretora de Engenharia, Inovação e Tecnologia de Negócios da Hidrovias do Brasil, Mariana Yoshioka, ressaltou que o investimento em tecnologia é fundamental para assegurar que as operações sejam mais seguras e eficientes, garantindo a prevenção de acidentes e a preservação do meio ambiente.
“Para nós, é um grande orgulho sermos pioneiros neste projeto tão necessário para o desenvolvimento da navegação e também para oferecer ainda mais qualificação e treinamento aos nossos colaboradores”, destacou a executiva.
Atuação no Norte
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul.
Na região Norte do país, atuando em Itaituba-Barcarena, no Pará, a companhia tem capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano, oferecendo uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente no Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação.
Na cabotagem, realiza o transporte de minérios, principalmente bauxita, também originados no Pará e destinados para exportação.