O trabalho foi realizado por uma equipe multiprofissional, composta por analistas ambientais, vindos de Brasília e Porto Alegre, além do Rio Grande (Crédito: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Ibama faz vistoria de três dias no Porto do Rio Grande
Atividade teve objetivo de conferir riscos e emergências ambientais da estrutura portuária
Entre os dias 7 e 9 de fevereiro a Portos RS recebeu uma vistoria técnica de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas instalações do Porto do Rio Grande. Segundo a companhia, a atividade teve objetivo de conferir riscos e emergências ambientais da estrutura portuária.
O trabalho foi realizado por uma equipe multiprofissional, composta por analistas ambientais, vindos de Brasília e Porto Alegre, além do Rio Grande. Ao longo dos três dias de vistoria, as atividades foram acompanhadas por integrantes da diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Autoridade Portuária.
No primeiro dia de vistorias, na terça-feira, houve uma reunião de abertura conduzida pelo diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha. Depois, os servidores do Ibama visitaram a área do Superporto, nos Molhes da Barra, Porto Histórico e no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
No segundo dia, quarta-feira, o trabalho de vistoria foi realizado no Porto Novo, tanto na área pública quanto nas oficinas dos operadores portuários. Outro local de vistoria foi a Base de Emergência do Porto, onde foi avaliado o tempo de colocação na água do barco utilizado para o atendimento de emergências.
No último dia das atividades, quinta-feira, analistas do Ibama vistoriaram o porto sob a perspectiva do mar a bordo de uma embarcação. Antes da reunião de encerramento foi realizado um exercício simulado de vazamento de óleo para testar o tempo resposta das equipes junto ao cabeço oito do berço um.
Segundo Henrique Ilha a vistoria teve êxito pleno e ficou evidente aos participantes o grande e consistente avanço da gestão ambiental do Porto de Rio Grande. O diretor de Meio Ambiente da Portos RS também ressaltou que as observações realizadas pelos profissionais serão incorporadas nos planos e ações futuras.
“A equipe do Ibama ressaltou a qualidade dos processos, a pró-atividade e a integração entre os diferentes setores da diretoria. Por outro lado, muitas das observações de melhorias apontadas pela experiente equipe do órgão licenciador serão incorporadas nos planos e ações futuras, gerando um ganho de aprendizado à equipe e avanços concretos nas melhores práticas de gestão ambiental”, completou.
Crédito: Divulgação/Portos RS