Com uma extensão de mais de 2.250 quilômetros, atravessando quatro regiões do país, a Ferrovia Norte-Sul teve sua construção iniciada na segunda metade da década de 1980Crédito: Divulgação
Região Norte
Ibama faz vistoria em trecho da Ferrovia Norte-Sul
Ação visa auxiliar na elaboração de documentos sobre condições das estradas de ferro e analisar pontos de ocorrência de acidentes
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizou na última semana uma vistoria na Ferrovia Norte-Sul (FNS), traçando pontos sensíveis do trecho entre os municípios de Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO). Essa via ainda não está em operação, mas deve iniciar sua atividades neste ano.
A análise deve ser utilizada para a elaboração de documentos de avaliação das condições das estradas de ferro da FNS, como o Plano de Gerenciamento de Risco e o Plano de Ação de Emergência.
Entre os quesitos analisados estão a sinalização, limpeza do trecho, presença de fauna, entre outros. A vistoria também ajuda na avaliação de pontos de ocorrência de acidentes e transporte ferroviário de produtos perigosos (substâncias ou resíduos que possam causar danos ou apresentem risco à saúde, à segurança e ao meio ambiente).
Foram visitadas as bases de apoio da ferrovia. Também foi verificada a sua capacidade de resposta em relação aos quantitativos de recursos materiais e humanos e quanto às condições de armazenamento dos materiais e dos equipamentos de resposta a acidentes que envolvam produtos perigosos.
A Ferrovia Norte-Sul é um dos mais importantes equipamentos do sistema brasileiro de transporte ferroviário, conectando, por exemplo, o Porto do Itaqui (MA) ao de Santos (SP). Com uma extensão de mais de 2.250 quilômetros, atravessando quatro regiões do país, teve sua construção iniciada na segunda metade da década de 1980.