Aeromóvel será integrado à rede ferroviária de passageiros da Grande São Paulo a partir de outubro; empresa estuda também como utilizar o veículo no transporte de cargas. Foto: Divulgação/Aerom
Região Sudeste
IBI conhece Aeromóvel e debate possibilidade para Porto de Santos
Aeromóvel se destaca por operar com ventiladores estacionários de velocidade variável e válvulas de controle de fluxo de ar, garantindo emissão zero de poluentes
Representantes da empresa Aerom apresentaram nesta quarta-feira (21), no Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), o sistema de transporte automatizado Aeromóvel, que será integrado à rede ferroviária da Grande São Paulo. A partir de outubro, a tecnologia conectará três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O novo sistema terá uma linha de 2,7 km de extensão, com estações localizadas nos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos e uma conexão direta com a Linha 13-Jade da CPTM. A capacidade de transporte será de até 2 mil passageiros por hora em cada direção, com um tempo estimado de viagem e espera de 6 minutos.
O Aeromóvel se destaca por operar com ventiladores estacionários de velocidade variável e válvulas de controle de fluxo de ar, garantindo emissão zero de poluentes. Além disso, o sistema não necessita de condutor e oferece uma economia de energia em comparação aos sistemas tradicionais de transporte automático de passageiros (APM) que utilizam pneus e borrachas. De acordo com dados divulgados pela empresa, o consumo médio do Aeromóvel é de 19Wh por passageiro-km.
Porto de Santos
Islano Marques, diretor comercial da GC do Brasil e conselheiro do Brasil Export, ressaltou que a Aerom está em negociações com a Autoridade Portuária de Santos (APS) para implementar essa tecnologia também no setor de transporte de cargas.
O projeto inclui um sistema operacional capaz de carregar até quatro plataformas de contêineres, com foco em um modelo de transporte sustentável que visa melhorar a eficiência no escoamento de mercadorias. Neste caso, o tipo de vagão é aberto, mas o representante não passou mais detalhes do funcionamento da operação – ainda em negociação.
“Ficamos impressionados, digamos assim, com a possibilidade de chegar ao Porto de Santos. Já existe uma conversa, e o próprio Porto de Santos já procurou o aeromóvel para fazer um estudo, que já está em andamento. Esperamos que logo tenhamos essa solução pronta e sendo implementada”, disse Marques.
“É uma oportunidade, uma possibilidade de transporte de passageiros e também de cargas, com uma alternativa de mobilidade não só urbana, mas também interurbana. Hoje, com a pegada da sustentabilidade, os portos e aeroportos têm trabalhado muito na questão do ESG. Essa é uma alternativa 100% viável”, completou.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura, Mário Povia, enfatizou a importância da iniciativa. “Além de mobilidade urbana, é um projeto que também pode atender, potencialmente, às questões de cargas, como a movimentação de contêineres nas adjacências dos portos, aliviando, com isso, o escoamento”.