A ideia é arrendar dois berços de atração e realizar operações ship to ship. O negócio seria mais uma alternativa para escoar a produção da Bacia de Santos, Bacia de Campos e do Espírito Santo, segundo comunicado da Transpetro. Foto: Divulgação/Imetame
Região Sudeste
Transpetro e Imetame estudam parceria para transbordo de petróleo
Empresas assinaram memorando de entendimento para avaliar arrendamento de dois berços no porto que está sendo construído pela Imetame
A Transpetro assinou um memorando de entendimento com o Grupo Imetame para avaliar a possibilidade de escoar petróleo pelo porto privado que o grupo está construindo em Aracruz, no Espírito Santo. O TUP fica ao lado do Terminal Barra do Riacho, operado pela Transpetro.
A ideia é arrendar dois berços de atração e realizar operações ship to ship. O negócio seria mais uma alternativa para escoar a produção da Bacia de Santos, Bacia de Campos e do Espírito Santo, segundo comunicado da Transpetro.
A Imetame explicou que os dois píeres que estão sendo construídos atenderiam à demanda da subsidiária da Petrobras, já que estão aptos a receber navios de grande porte, com profundidade de 17 metros na primeira fase, e 25 metros numa segunda fase.
O acordo entre as empresas já passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais. As etapas seguintes contemplam a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses. A aprovação pode ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025.
EXPANSÃO
A Transpetro destacou que opera 70% do transbordo nacional, registrou 939 operações de ship-to-ship em 2024 – o que representa um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior. Essas operações movimentaram mais de 44 milhões de metros cúbicos de petróleo e derivados.
“Com o crescimento constante, a parceria com o Imetame Logística Porto busca otimizar o fluxo de exportação e garantir mais eficiência na cadeia de distribuição de petróleo”, citou a empresa em comunicado.