A Ferrogrão deve ter uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Porto de Miritituba, na margem direita do rio Tapajós, em Itaituba, no Pará. Foto: Divulgação/ANTT
Norte Export
Impasse envolvendo a Ferrogrão em debate no Norte Export
Ferrovia que promete impulsionar o escoamento de grãos enfrenta questões ambientais e segue sem sair do papel
Com mais de R$ 25 bilhões em previsão de investimentos, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Ferrogrão, que ligará Sinop (MT) ao porto paraense de Miritituba, fazendo escoamento do agro pela região, ainda é tema de debates na região Norte e estará entre os assuntos do Norte Export 2024, que acontece nestas segunda e terça-feira (22 e 23), em Palmas, no Tocantins.
O fórum, organizado pelo Grupo Brasil Export, é crucial para discutir temas vitais de logística, infraestrutura e transportes na região Norte do Brasil. É promovido pela Bossa Marketing e Eventos, com cobertura oficial da Rede BE News.
A ferrovia deve ter uma extensão de 933 km, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Porto de Miritituba, na margem direita do rio Tapajós, em Itaituba, no Pará.
Diversas comunidades indígenas são contrárias à construção do modal. Comunidades dos povos Munduruku, Kayapó, Panará, Xavante, do Tapajós, ribeirinhos e agricultores familiares já fizeram diversos protestos contra a construção da Ferrogrão.
O Ministério dos Transportes tem feito diversos estudos relacionados à ferrovia. Em março, o ministro Renan Filho disse que o Governo incluiu a construção do modal no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Entretanto, a obra teve um revés por conta de uma decisão no Supremo Tribunal Federal que avaliou a medida provisória editada para possibilitar a passagem da ferrovia na região inconstitucional, já que a área é de reserva ambiental.
“Se por um lado o Supremo entendeu assim, por outro lado ele permitiu a atualização dos estudos, que é o que nós estamos fazendo agora. Assim que estivermos com estudos prontos, observar a viabilidade econômica do projeto e aí sim, o Governo tomar a decisão de qual caminho jurídico legal tomará para que a gente possa levar esse investimento adiante. O que o Governo entende é que cada obra de infraestrutura tem o seu próprio tempo”, disse Renan Filho à época.
O ministro disse ainda que a Ferrogrão é um investimento que vai ajudar ainda mais outros modais do Arco Norte, ressaltando que a região, que soma os portos do Norte e Nordeste, já chegou a escoar mais grãos que o de Santos (SP), o maior do país.
Mais ferrovias
Além da Ferrogrão, há outros projetos de ferrovias para a região Norte. No Pará, por exemplo, foi assinado em abril um memorando de intenção entre o Governo do Estado e a construtora Communications Construction Company (CCCC), da China, para construir a Ferrovia do Pará, integrando Marabá ao porto de Vila do Conde, em Barcarena. Os investimentos previstos estão na casa dos R$ 10 bilhões.
Com o Novo PAC, o Governo Federal diz que também quer priorizar os modais de transportes. Estão previstos mais de R$ 94 bilhões até 2026 em investimentos na área.
Entre os projetos, estão a retomada de obras como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol); a conclusão da Ferrovia Norte-Sul (FNS), que liga Estrela D’Oeste (SP) e Açailândia (MA), além das obras da Transnordestina, projetada para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, e o Porto de Suape, em Pernambuco, até o cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1.753 km.
Programação do Norte Export 2024
22 de Julho
Manhã:
7h45: Saída do veículo oficial do Girassol Plaza Hotel
8h30: Recepção e Visita ao Terminal Multimodal da VLI
10h30: Recepção e visita ao terminal de granéis líquidos da Norship/Granel Química
12h30: Almoço oficial
Tarde e noite
14h30: Credenciamento e início da transmissão pela TV BE News
15h00: Palavras de Boas-Vindas do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, do presidente do Conselho do Norte Export, Sergio Aquino, e do Coordenador Científico do Conselho Jurídico do Brasil Export, desembargador Celso Peel
15h15: InfraJur: Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes
Palestra especial: Jhonathan de Jesus, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
Presença confirmada: André Luiz Matos, Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Tocantins
17h00: Coffee break
17h30: Painel 1: Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Dino Batista, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos
– Wilson Lima Filho, Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
– Renato Freitas, Superintendente da Transglobal
– Sergio Aquino, Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP)
18h30: Sessão solene de abertura com autoridades convidadas
Presença de:
– Fabricio Julião, CEO do Grupo Brasil Export
– Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
– Wanderlei Barbosa, Governador do Tocantins
– Ricardo Ayres, Deputado Federal
– Sidney Leite, Deputado Federal
– Eduardo Nery, Diretor-Geral da ANTAQ
– Felipe Queiroz, Diretor da ANTT
– Rodrigo Agostinho, Presidente do IBAMA
– Fabricio de Oliveira Galvão, Diretor-Geral do DNIT
– Luciano Cesar Casaroti, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Tocantins
– Tomé Franca, Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos
– José Roberto Campos, Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export
– Gilmara Temóteo, Diretora-Executiva da ABEPH e Presidente do Conselho Feminino do Brasil Export
– Sergio Aquino, Presidente da FENOP e do Conselho do Norte Export
– Fernanda Araújo, Presidente do Conselho do Tocantins Export
E demais autoridades presentes
20h30: Jantar de Abertura para os inscritos
Oferecimento: VLI
23h30: Retorno do veículo oficial para o Girassol Plaza Hotel
23 de Julho
9h00: Credenciamento e início da transmissão pela TV BE News
9h30: Palestra de Abertura: Luiz Lessa, Presidente do Banco da Amazônia
10h00: Painel 2: Desenvolvimento de novos negócios e a criação de corredores logísticos inteligentes
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Carlos Humberto Lima, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins
– Edson Souki, Presidente da Granel Química do Brasil
– Helano Gomes, Vice-Presidente Executivo da Ultracargo
– Manoel Ferreira, Sócio da Dix Aeroportos e da Agemar Transportes e Empreendimentos
– Alankardek Ferreira Moreira, Diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins
11h00: Coffee break
11h30: Painel 3: Descarbonização no setor de transportes e incentivos ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura na região Norte
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Felipe Queiroz, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres
– Anderson Abreu, Gerente Geral de Relações Institucionais da VLI
– Davi Barreto, Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)
– Raissa Neves, QHSSE Coordinator da Jan De Nul Group
13h00: Almoço de Encerramento
Oferecimento: Ultracargo