De acordo com Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping, a demanda crescente por esses veículos, que apresentam vantagens como o preço competitivo e diferenciais tecnológicos de ponta, deve continuar fomentando a alta das importações asiáticas. Foto: Divulgação
Comércio exterior
Importação de carros reflete em crescimento de 40% da Asia Shipping
Empresa movimentou 27 mil TEUs no 1º semestre deste ano
As importações automotivas seguem em alta no país e segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), este tipo de operação teve alta de 11% na comparação entre o primeiro semestre de 2024 e igual período de 2023. O crescimento tem afetado positivamente a multinacional brasileira especializada em integração de cargas Asia Shipping, que ampliou em 40% o volume de carros embarcados para o Brasil.
Com grande parte desse volume correspondente a automóveis híbridos e elétricos vindos da China, a companhia movimentou 27.513 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping, a demanda crescente por esses veículos, que apresentam vantagens como o preço competitivo e diferenciais tecnológicos de ponta, deve continuar fomentando a alta das importações asiáticas.
“Há alguns anos, o mercado automobilístico era dominado por companhias norte-americanas e europeias, mas agora isso está mudando para o mercado chinês. E a logística de carros transportados em containers está fazendo muito sentido, por uma série de situações técnicas. Por conta disso, a gente vai continuar vendo o crescimento dessas importações da China para o Brasil em virtude das diversas vantagens que a escolha por esses automóveis tem oferecido”, destaca o executivo.
IA
Impulsionado pelo aumento da importação de setores como o automobilístico, além de segmentos como o de eletroeletrônicos e painéis solares, a Asia Shipping cresceu 50% no volume de cargas embarcadas no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para garantir a agilidade demandada por essas operações, a empresa adquiriu recentemente parte da startup Dati, passando a oferecer uma plataforma em nuvem e baseada em inteligência artificial (IA).
A solução automatiza toda a rotina de importação e realiza de forma autônoma quase 87% das rotinas dessa frente de negócios, desde o acompanhamento do pedido até a entrega da carga, possibilitando ao importador e exportador a visibilidade da sua operação em uma única tela.
Com análises também de cenários, a tecnologia ajuda na tomada estratégica de decisões, além de oferecer integração com os sistemas de gestão das empresas – ERPs, bem como de todos os fornecedores da parte logística.