quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Agronegócio

Incêndios na Argentina não afetam embarques para o Brasil

28 de fevereiro de 2022 às 10:59
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Os incêndios florestais na província de Corrientes, na Argentina, não ameaçam o abastecimento de trigo no Brasil. A Argentina é a principal fornecedora do cereal ao país.

As chamas se alastram há três semanas pelo norte do país vizinho e já queimaram cerca de 900 mil hectares de florestas e pastagens, cerca de 12% da região, incluindo a destruição de habitats nas áreas úmidas do Parque Iberá.

“O incêndio observado nos últimos dias ainda não é preocupante do ponto de vista do abastecimento no Brasil”, afirma o superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Allan Silveira.

“Segundo dados do Ministério da Economia, em 2021 a Argentina exportou 5,4 milhões de toneladas para o Brasil, algo equivalente a 74% de todo o trigo importado, sendo assim, é importante para o Brasil monitorar o que acontece na evolução da safra Argentina”, observa Silveira.

Ainda de acordo com Silveira, com base nas informações da Bolsa de Cereales, a expectativa é que a safra 2021/22 seja de 21 milhões de toneladas de trigo, superior à anterior. A produção da safra 2020/21 foi de 17 milhões de toneladas, e semeada em 6,5 milhões de hectares. A colheita de trigo, na Argentina, encerrou em janeiro e a previsão é que o plantio inicie em maio.

Compartilhe:
TAGS