O senador Jean Paul Prates tem mais de 30 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais (Crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
Nacional
Indicação de Jean Paul Prates para presidência da Petrobras é confirmada
Estatal dará início ao processo de avaliação do senador para o cargo
O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi oficialmente confirmado como indicado para exercer a presidência da Petrobras. Em nota divulgada à imprensa na sexta-feira (13), a estatal informou que recebeu no dia anterior a validação do nome do parlamentar, feita pelo Ministério de Minas e Energia.
Ainda de acordo com a nota da Petrobras, o ofício encaminhado pela pasta informa que a indicação de Prates foi aprovada pela Casa Civil da presidência da República.
Agora, para ele assumir o cargo máximo da estatal, é necessário ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa e referendado pela Assembleia Geral dos Acionistas.
A presidência da Petrobras vem sendo ocupada desde o último dia 4 por João Henrique Rittershaussen. Ele assumiu o cargo interinamente após a renúncia de Caio Paes de Andrade, que passará a trabalhar no governo de São Paulo.
Biografia
Jean Paul Prates tem 54 anos e é advogado e economista. Tem mais de 30 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.
Foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), no final da década de 80. Em 1991 fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo. Em 1997, participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do modelo de contrato de concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties.
Na vida política, Prates foi eleito em 2014 primeiro suplente da senadora Fátima Bezerra (PT) para o período 2015-2023. Assumiu o cargo em 2019, após a eleição de Fátima para o governo do Rio Grande do Norte.
Como não concorreu à reeleição em 2022, o senador encerrará seu mandato no próximo dia 31.