O objetivo do acordo é apoiar iniciativas alinhadas ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco na integração econômica entre o Brasil e o continente asiático. Foto: Gabriel Souza DivuLgação BNDES
Nacional
Infra: BNDES e Banco Asiático firmam parceria de R$ 16,7 bi
Recursos serão destinados a ações nos setores de infraestrutura de transporte e logística
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) assinaram, nesta segunda-feira (18), um Memorando de Entendimento (MoU) que destina R$ 16,7 bilhões para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no Brasil.
O objetivo do acordo é apoiar iniciativas alinhadas ao Fundo Clima e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com foco na integração econômica entre o Brasil e o continente asiático. Os recursos serão destinados a ações nos setores de infraestrutura de transporte e logística, conectividade energética e digital, além de água e saneamento básico.
O memorando também prevê a colaboração para financiar a reconstrução de áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul em 2024, além de ações de infraestrutura urbana e social vinculadas à realização da COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que acontecerá na cidade de Belém (PA) em 2025.
O documento foi assinado durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pelo presidente do AIIB, Jin Liqun.
Segundo Mercadante, a intenção do acordo é abrir portas para a mobilização de investimentos privados. “Temos ampla capacidade de diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”, disse.
O presidente do AIIB, Jin Liqun, ressaltou o potencial do setor para fortalecer o relacionamento entre os dois países, com “projetos que impulsionam o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável”.
Fundado em 2016 e com sede na China, o AIIB é um banco multilateral com membros de diversos países, incluindo o Brasil. Embora sua principal atuação seja voltada para o desenvolvimento da infraestrutura asiática, a instituição tem ampliado sua atuação global, firmando parcerias com países fora do continente.