Quando completa, a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão e ligará o Porto de Ilhéus a Figueirópolis, em Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul (FNS)Crédito: Divulgação
Nacional
Infra S.A. publica edital para obras da Fiol 2
Edital contempla a execução de obras em 140 quilômetros de extensão dos trilhos na Bahia
A Infra S.A. publicou no Diário Oficial de quinta-feira (16) o edital para contratação de obras em um lote do trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol 2), na Bahia.
O edital contempla a execução de obras em 140 quilômetros de extensão e inclui a montagem de superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A atualização do projeto básico e a produção do projeto executivo também serão de responsabilidade da empresa que vencer a licitação.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, disse que a retomada dos investimentos públicos no setor ferroviário é uma das principais diretrizes do Ministério dos Transportes.
“O empreendimento da Fiol 2 foi um dos primeiros projetos a serem anunciados no Novo PAC. Isso reflete o tamanho da importância desse projeto para a infraestrutura do Brasil”, afirmou.
A estimativa é de que o edital resulte em uma contratação superior a R$ 300 milhões. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para ocorrer em 24 de janeiro de 2024.
Quando completa, a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) terá 1.527 quilômetros de extensão e ligará o Porto de Ilhéus a Figueirópolis, em Tocantins, ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul (FNS).
A ferrovia é considerada um importante corredor logístico para a movimentação de minério e da produção de grãos do oeste baiano via Ilhéus. A estimativa é de que o investimento total na Fiol seja de mais de R$ 1 bilhão.
Atualmente, a Fiol 2 está 62% concluída e para Bastos, a soma de esforços do setor público com a iniciativa privada é fundamental para que a ferrovia seja finalizada.