quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Infraero informou que vai habilitar os dois aeroportos para que as companhias aéreas possam operar voos regulares, dentro da capacidade operacional dos terminais. Foto: Divulgação

Região Sul

Infraero passa a assumir operação dos aeroportos de Torres e Canela

7 de setembro de 2024 às 8:23
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Expectativa é que terminais recebam voos com nova administração para minimizar impacto do fechamento do Salgado Filho

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou nesta semana que os aeroportos de Canela e Torres, ambos localizados no Rio Grande do Sul, passam a ser operados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na edição da última quarta-feira (4).

Com a mudança, a empresa passa a ficar responsável pela operação e exploração dos terminais, que anteriormente eram administrados pelo Governo do Rio Grande do Sul.

A mudança, segundo informou o MPor, deverá minimizar o impacto do Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está com as operações de pousos e decolagens suspensos desde o mês de maio em razão do período de fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho. A previsão é que o terminal retome as operações de voos em outubro.

Além disso, o objetivo é oferecer a continuidade dos serviços aos passageiros que chegam ou saem do estado.

A Infraero fica autorizada também a representar o Ministério de Portos e Aeroportos nos atos de transição operacional, do Estado para a empresa, que deverá ser concluída no prazo de até 120 dias contados da data de publicação da portaria.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destacou que o recebimento dessas outorgas faz parte do compromisso do governo federal, via Ministério de Portos e Aeroportos e da Infraero, na retomada do movimento aéreo do Rio Grande do Sul, por meio do desenvolvimento de sua aviação regional.

“A Infraero realizou uma análise técnica da situação atual dos aeroportos de Canela e Torres e, agora, colocará em prática o plano de ação visando à retomada dos voos regulares, com foco no aprimoramento da infraestrutura oferecida e segurança das operações”, destacou.

Voos regulares

A Infraero informou que vai habilitar os dois aeroportos para que as companhias aéreas possam operar voos regulares, dentro da capacidade operacional dos terminais.

Para isso, serão feitos investimentos na pista de pouso e decolagem, nas pistas de táxi, pátio de aeronaves, em equipamentos de auxílio à navegação aérea, no terminal de passageiros, nas cercas de proteção, entre outros.

A partir do recebimento das outorgas pela Infraero, em 15 dias o Aeroporto de Canela estará apto para operação com aeronaves de categoria 1B (Grand Caravan – até 9 passageiros), e o de Torres de categoria 2C (ATR-72 – até 72 passageiros).

Em 45 dias após o início da gestão, Canela poderá receber aeronaves 2C (ATR-72 – até 72 passageiros), e Torres da categoria 3C (B737, A320 – média de 165 passageiros).

 

 

 

Compartilhe:
TAGS aeroportos canela Infraero Rio Grande do Sul torres