sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Edição do InfraESG de 2023: evento visa discutir os desafios, oportunidades e soluções para a implementação de ações relacionadas a ESG no setor de infraestrutura e logística. Foto: Divulgação

Nacional

InfraESG debate estratégias sustentáveis para o futuro da infraestrutura brasileira

Atualizado em: 23 de novembro de 2024 às 9:55
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Foco em governança, diversidade e financiamento sustentável movimenta encontro com grandes nomes do setor na B3

A sustentabilidade e as tendências regulatórias no setor de logística e infraestrutura do Brasil serão debatidas por especialistas e autoridades durante o InfraESG, no próximo dia 28, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.

O evento, promovido pelo Grupo Brasil Export em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reunirá agentes de diferentes regiões para discutir boas práticas nos modais de transporte.

Entre os participantes do painel estarão: Gabriela Monteiro Avelino, subsecretária de Fomento e Planejamento no Ministério dos Transportes; Eliane Detoni, secretária especial de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul; Thaís Araripe Dias, diretora de Mineração e Energias Renováveis do Piauí; Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais; André Salcedo, especialista em Infraestrutura e ex-CEO da Sabesp; e Sergio Garcia, CEO da Arteris SA.

A iniciativa tem o objetivo de discutir os desafios, oportunidades e soluções para a implementação de ações relacionadas a ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) no setor de infraestrutura e logística.

A solenidade de abertura contará com a presença de representantes de diversos órgãos, como Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT; Felipe Queiroz, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes no Governo do Brasil; Elisabeth Braga, diretora de Administração e Finanças na Infra SA; Paola Arrunategui, chefe de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Guilherme Peixoto, superintendente de Licitações da B3.

A programação do evento incluirá uma série de apresentações qualificadas. Primeiro, Nabil Kadri, superintendente de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), falará sobre financiamentos sustentáveis.

Em seguida, Luís Veiga Martins, diretor de Sustentabilidade da Nova SBE (Nova School of Business and Economics, Faculdade de Lisboa, Portugal), vai discorrer sobre o Pacto Ecológico Europeu, abordando os aspectos regulatórios da iniciativa.

Por fim, Lucimara Ferreira, fundadora da Assessorlux, apresentará um panorama sobre diversidade, equidade e inclusão, temas essenciais para as empresas que buscam promover ambientes de trabalho mais justos e representativos.

O dia ainda conta com mais um painel voltado aos desafios ou oportunidades da sustentabilidade financeira dentro do setor de infraestrutura. Estarão no debate Cloves Eduardo Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes; Davi Barreto, diretor-presidente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários); Rodrigo Arteiro, superintendente de Governança e Estratégia da Infra SA; Marco Aurélio, diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias); e Marcelo Sampaio, diretor de Assuntos Regulatórios da Vale SA.

InfraConnect

Também no dia 28 a Arena B3 ainda será palco de mais um importante encontro nas áreas de infraestrutura e logística. Em parceria com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a ANTT realizará o InfraConnect, evento que visa fomentar a agenda de conectividade no setor.

Na programação, modelos de sucesso em integração e conectividade serão discutidos por especialistas. O painel trará lições aprendidas e boas práticas nos modais de transporte, com a participação de Felipe Queiroz, diretor da ANTT; Mário Girasole, vice-presidente da TIM; Afrânio Spolador, diretor de Tecnologia da EcoRodovias; e João Luís Casagrande, fundador da Casagrande Engenharia.

Na abertura estarão presentes representantes do governo, como o vice-presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Vicente Aquino; o diretor da ANTT, Felipe Queiroz; e o conselheiro diretor da Anatel, Alexandre Freire. Já em nome do Congresso Nacional, participarão o senador Eduardo Gomes (PL-TO) e o deputado federal Cezinha Madureira (PSD-SP). E pela Bolsa de Valores, o superintendente de Licitações Guilherme Peixoto.

Serão realizadas premiações para os setores de rodovias e gestão de crises, além de mais discussões sobre transformação digital e segurança cibernética, com foco em como preparar infraestruturas críticas para o futuro.

 

Compartilhe:
TAGS