Em seu discurso durante a sessão solene do fórum Brasil Export, o senador Beto Martins defendeu que o governo brasileiro precisa se atentar para a questão da eficiência logística. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export
Brasil Export
Infraestrutura robusta é caminho para crescimento do Brasil, dizem parlamentares
Arthur Maia e Beto Martins reforçam a importância de parcerias público-privadas para modernizar o setor logístico e garantir o avanço econômico
Parlamentares do Congresso Nacional defenderam a construção de infraestrutura e a criação de boas logísticas visando o crescimento e desenvolvimento econômico do setor produtivo do Brasil. As falas foram do deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA) e do senador Beto Martins (PL-SC).
Os parlamentares participaram da sessão solene do Brasil Export 2024, Fórum Nacional de Infraestrutura, Logística e Transportes, realizado na noite de quarta-feira (9), em Brasília (DF).
Arthur Maia enfatizou que o Brasil se apresenta como um dos países que mais se destacam na produção de alimentos em todo o mundo. Ele destacou a necessidade da melhoria da infraestrutura.
“A produção de alimentos no Brasil é muito grande. Já era enorme nos anos 1970 e seguimos crescendo. Esse volume exige que tenhamos uma grande infraestrutura. Nós temos um imenso potencial dentro da mineração que está para ser explorado e que, também, exige uma grande infraestrutura nacional. Não tenho dúvida de que nas próximas décadas, o mais importante desafio do Brasil é a construção de infraestrutura”, disse.
O parlamentar destacou o papel da iniciativa privada, que será um dos principais vetores para alavancar os investimentos que vão poder viabilizar uma infraestrutura de qualidade.
“Sabemos que não será o poder público que terá condições de envidar esforços e investimentos capazes de promover essa construção. Por isso, a participação da iniciativa privada é preponderante”, finalizou.
Em seu discurso, o senador Beto Martins defendeu que o governo brasileiro precisa se atentar para a questão da eficiência logística.
“O desenvolvimento sócio-econômico é onde tem eficiência logística. O que torna o Brasil competitivo lá fora não são os preços dos produtos, é o custo da logística. Os governos do Brasil precisam enxergar que tudo está ligado ao setor da logística”, comentou.
Participaram da sessão solene do Brasil Export 2024 os deputados federais João Leão (PP-BA); Julio Lopes (PP-RJ) e Paulo Magalhães (PSD-BA); o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Tiago Sousa Pereira; o CEO da Administração dos Portos de Sines e Algarve José Luis Cacho; o presidente do conselho nacional do Brasil Export José Roberto Campos; e a presidente do conselho feminino do Brasil Export, Gilmara Temóteo.