sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Especialistas discutiram como empresas podem apoiar a inovação e facilitar a entrada de startups no mercado logístico durante painel do Inova Export, dentro do Sudeste Export (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Inova Export

Inova Export debate dificuldades de startups no setor logístico

Atualizado em: 17 de setembro de 2024 às 8:37
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Falta de flexibilidade e financiamento foram destacados por investidores e executivos como barreiras ao crescimento

Representantes de startups de infraestrutura e logística compartilharam as principais dificuldades enfrentadas ao tentar colaborar com grandes players do setor, durante o painel “Mudando o jogo: Como as startups estão redefinindo o futuro” do Inova Export, evento realizado dentro do Fórum Sudeste Export, em São Paulo.

René Rodrigues, investidor da BR Angel (associação que apoia o desenvolvimento de empresas), destacou que frequentemente as startups enfrentam obstáculos relacionados a questões burocráticas e exigências que não estão preparadas para atender, o que dificulta a interação.

“​​Isso acaba gerando uma situação ambígua, pois, embora a startup tente ajudar, ela muitas vezes não tem a capacidade ou o histórico necessários, como documentações e adequação à legislação”, explicou.

Rodrigues, que também é diretor do Acelera Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), informou que tem trabalhado para que os industriais compreendam a necessidade de adotar uma abordagem mais flexível ao interagir com startups.

Luiz Simões, CEO da HXtos, apontou a dificuldade financeira como um dos principais desafios enfrentados pelas startups. “A HX não existiria se não fosse pelo financiamento da ModalGR nos dois primeiros anos e pelo apoio de empresas como a Suzano, uma das primeiras clientes que acreditou no projeto antes mesmo de sua conclusão”.

Ele divulgou que a Suzano adquiriu o projeto sete meses antes de sua finalização, confiando na capacidade da HXtos de entregar a solução prometida. Simões destacou a importância do apoio de grandes players, mencionando que a empresa enfrentou dificuldades para obter financiamento por meio de bancos e consultores, o que levou a ModalGR a assumir o investimento inicial.

“Mesmo com documentação e uma empresa regularizada, não conseguimos financiamento externo até hoje. Atualmente, contamos com investimentos da Questum, um fundo do Rio Grande do Sul”, concluiu Simões.

A HXtos é uma startup que atende o mercado de carga solta e granel sólido, oferecendo soluções para o fluxo logístico, desde o agendamento até o embarque.

O debate foi moderado por Isadora Azzalin, community manager da AZZAS Tecnologia, e contou com a participação de Márcio Guerra de Carvalho, consultor de Comércio Exterior e Internacionalização no Sebrae-SP, e Geraldo Santos, acionista e diretor de Novos Negócios na FCJ Group.

O Sudeste Export é uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS Inova Export logística startups