Carlos Alberto Alves, diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste e representante da Tecer Terminais Portuários, destacou durante sua participação no Inova Export, um investimento recente da empresa em inovação, que criou uma solução para o transporte de pás eólicas em balsas, via cabotagem, resultando em uma redução de 60% no custo do frete. Foto: Grupo Brasil Export
Inova Export
Inovação promove redução de 60% em frete, diz executivo
Carlos Alberto Alves, diretor da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste e representante da Tecer Terminais Portuários, destacou durante sua participação no Inova Export, um investimento recente da empresa em inovação, que criou uma solução para o transporte de pás eólicas em balsas, via cabotagem, resultando em uma redução de 60% no custo do frete.
Sua fala ocorreu no painel “Parcerias Estratégicas: catalisadores do crescimento setorial”, promovido pelo Inova Export, evento que reúne líderes e visionários dos setores de infraestrutura e integra a programação da edição 2024 do Fórum Nordeste Export. O encontro ocorre em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21 de junho).
Alves explicou que a problemática inicial estava no modelo – que antes exigia soldagem e amarração em cruz, sendo que a solda é incompatível com as pás eólicas feitas de resina. A solução proposta envolveu o uso de correias como suportes, facilitando a instalação e eliminando a necessidade de soldagem, mantendo apenas a amarração.
“Vamos aplicar essa solução para outras empresas instaladas aqui no estado do Ceará, permitindo que elas alcancem outros mercados”, afirmou Alves. Além disso, ele anunciou o desenvolvimento de uma parceria com startups para melhorar o plano de cargas na indústria de contêineres, que enfrenta deficiências no setor.
“A startup vai aprender a fazer esse negócio. Teremos o direito de usar e ela vai criar isso para produtos de outros terminais, que poderão utilizar essa tecnologia”, completou Alves.
O plano de carga é um acordo sobre a forma de armazenar o carregamento entre armadores e embarcadores, essencial para otimizar operações nos terminais portuários.
Também participaram do painel Camila Forte, Coordenadora de Projetos do IST/CIS; Ronara Marques, Consultora de Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI/CE; e Alessandra Grangeiro, Gerente de Negócios Industriais do complexo Pacém.