O presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, Paulo Alexandre Barbosa, posa para fotos com o piauiense Flávio Nogueira, que foi empossado vice-presidente do colegiado (Foto: Divulgação/Governo do Piauí)
Nacional
Instituto Brasileiro de Infraestrutura debate oportunidades no Piauí
Governador e outras autoridades do estado participaram do Piauí Infra Day na sede da entidade, em Brasília
O Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) promoveu na terça-feira, dia 9, o Piauí Infra Day, evento criado para debater as demandas de infraestrutura do estado. O governador Rafael Fonteles (PT) esteve presente e destacou a importância de um escoamento logístico eficiente para impulsionar a economia regional.
“O que justifica uma hidrovia, um porto, uma ferrovia, é a carga”, afirmou Fonteles. “A logística veio resolver um problema do transporte de carga, atendendo a uma necessidade real”, completou.
O evento, realizado na sede do IBI, em Brasília (DF), contou com a participação de representantes do setor, que também discutiram a pauta do estado. O senador Marcelo Castro (MDB-PI), reforçou os benefícios de estimular mais hidrovias dentro dos modais de transporte nacionais.
“A infraestrutura fluvial é o ponto mais crítico do Brasil, embora seja o meio de transporte mais barato que existe. Nós temos muitas vias fluviais que não estão sendo aproveitadas e outras que poderiam ser melhor aproveitadas”, disse.
Na ocasião, o deputado Flávio Nogueira (PT-PI) foi empossado como vice-presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA). O presidente do colegiado, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), ressaltou a importância da representação nordestina na bancada.
“Flávio Nogueira tem colocado luz nos temas relacionados ao estado do Piauí aqui na Frente Parlamentar. Recentemente, ele representou o nosso instituto e a Frente em uma missão importante na Coreia, compartilhando experiências de investimentos em infraestrutura e modelos econômicos exitosos”, destacou Barbosa.
O diretor do Instituto Brasileiro de Infraestrutura, Mário Povia, reafirmou a importância do desenvolvimento da infraestrutura do estado do Piauí. “Tivemos um dia proveitoso, mostrando os projetos estruturantes na área de logística, mineração, agronegócio e energia”, pontuou.
A Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos tem como objetivo discutir as demandas dos estados no setor de infraestrutura e levá-las ao parlamento, principalmente na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e na Comissão de Infraestrutura do Senado.